“O MOZEFO é uma plataforma inclusiva de conhecimento”

Agostinho Vuma, presidente da CTA, na antevisão do 2.º fórum, agendado para 22, 23 e 24 de Novembro, reafirma o alinhamento da confederação empresarial com o MOZEFO

Que definição tem do MOZEFO?

O MOZEFO é uma plataforma inclusiva de conhecimento, que não olha para o nível de literacia dos que participam. Congrega académicos, empresários, empreendedores, etc. Portanto, é um mosaico de pessoas que pensam e pessoas que trazem determinantes e factores que concorrem para dar maior competitividade à nossa economia e o seu respectivo desenvolvimento sustentável.

Qual a importância do MOZEFO para o empresariado nacional?

Houve criatividade da parte do Grupo Soico, em pensar numa plataforma que pudesse agilizar e criar condições para que todos participemos em matérias que visam acelerar o desenvolvimento económico e social do país. A CTA abraçou, em 2014, essa iniciativa, tendo em conta aquilo que são os princípios que nos norteiam e norteiam o MOZEFO. Como CTA, uma entidade representativa de todo o empresariado moçambicano, uma entidade que congrega todo o movimento associativo empresarial, e também inspirado no nosso plano estratégico em que uma das nossas atribuições é trabalhar para que o ambiente de negócio seja cada vez melhor, decidimos abraçar a iniciativa. Queremos que seja uma plataforma que incentive a participação de investidores e que estimule a criação das micro e pequenas empresas e o crescimento daquelas que existem. Então, pensamos que esta é uma plataforma muito importante para toda a sociedade e não só para o movimento empresarial que nós representamos.

É um dos oradores do evento. O que vai abordar na sua intervenção?

O marasmo em que o país vive arrastou-nos para posições não prestigiantes no índice de competitividades a nível das economias à escala mundial. Portanto, o nosso desafio, neste painel, será de trazer determinantes e factores que possam tornar Moçambique mais competitivo, olharmos para os factores de macro economia, olhar igualmente para estabilidade política. Portanto, nós precisamos de ter as nossas empresas mais competitivas e, quando falo desse marasmo, falo da limitação que nós temos na actualidade económica para ter empresas mais competitivas e olhar para infra-estruturas que são indicadores determinantes para a questão da competitividade da economia. Em suma, queria referir que é importante para olharmos para aquilo que é a actualidade de Moçambique e, obviamente, falarmos do crescimento sustentável da economia moçambicana. Portanto, a questão dos indicadores macro-económicos também é importante e com todo o esforço que tem sido desenvolvido pelo Governo lado a lado com a actuação do sector privado, propondo medidas oportunas.

O tema desta segunda edição é Conhecimento. Que importância tem o conhecimento para si, no desenvolvimento das nações?

Um dos aspectos que podemos registar como um grande avanço nas políticas públicas tem a ver com o conhecimento. Nós registamos a elevação do nível de literacia nos últimos anos, no nosso país, deixando para trás a ideia de que o conhecimento era exclusivo de uma elite. Como CTA, como sector privado, nós apropriamo-nos da ideia de que lideramos o processo legislativo no âmbito económico neste país.

Temos de usar o conhecimento para propor reformas profundas que contribuam para a elevação da nossa economia. Portanto, desde 2005, nós temos apresentado propostas de reformas tão importantes que elevaram a competitividade do nosso país. E é por isso que o mérito do MOZEFO está no facto de trazer assuntos que não só se limitam a aspectos económicos, mas também a assuntos que concorrem para o desenvolvimento sustentável de Moçambique. Para terem uma ideia da importância que atribuímos ao conhecimento, à inovação, este elenco directivo criou um novo pelouro que é o pelouro de Tecnologias de Comunicação e Informação que explora aspectos de conhecimento, mas também promove ideias que possam melhorar o que estamos a fazer. 
 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique