Zapatero considera que inclusão social define um país

O antigo Primeiro-Ministro da Espanha, José Luis Zapatero, um dos oradores do painel subordinado “Inclusão Social como alavanca para o Desenvolvimento Sustentável” apresentou seu posicionamento na cerimónia de abertura do segundo Fórum MOZEFO. 

Zapatero felicitou a organização do evento por integrar a “Inclusão Social” nos temas em debate. Para o antigo dirigente espanhol, a inclusão social define um país, por isso, apelou ao governo a continuar a manter esforços e combater todo e qualquer tipo de discriminação na sociedade. Por outro lado, apelou aos governos a garantirem que ninguém sofra desnecessariamente, que as crianças tenham mais anos de escolaridade, que hajam mais hospitais. É também dever do governo, considera, garantir igualdade entre homens e mulheres na escola, no trabalho e no parlamento. “Isto é que é ser um país justo. Uma pátria é um país com justiça”, defendeu.

Porque defende que todo progresso depende de boas ideias, Zapatero voltou a felicitar os organizadores do MOZEFO não apenas por ser uma referência de debate, mas, sobretudo, por juntar participantes de outros países a compartilharem experiências. 

Para que os planos do Governo sejam alcançados, Zapatero reiterou o compromisso do seu país com Moçambique. “A Espanha seguirá sendo um país de cooperação e amizade com Moçambique. Importa-nos o destino de todos os seres humanos”.

Falou igualmente da cultura de inovação, tendo apontado as novas tecnologias como aposta para a mudança. À semelhança do que dissera no MOZEFO Young Leaders, repisou a questão do acesso à internet. “Qualquer jovem é capaz de ter ideias antes impensadas, se tiver acesso à internet. E isso é mais seguro que petróleo e gás”.

Num contexto em que se discute sobre mudanças climátias, não ficou alheio ao tema, apelou a todos a pensarem em soluções sustentáveis. “A terra pode viver sem nós, mas nós não podemos viver sem ela. Devemos preservar a terra”.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique