Mais de 7 mil pessoas visitaram Moztech

Terminou, última sexta-feira, a quarta edição da maior feira nacional de tecnologias, Moztech. Na hora do balanço, o presidente da Comissão Executiva da Moztech, Daniel David, descreveu, através de números, aquilo que foram os três dias de exposição e debates, tendo destacado a afluência de mais de 7 mil pessoas que foram ver produtos e serviços apresentados por 86 expositores, 85% dos quais nacionais e 15% internacionais.

Do total de participantes, 3,5 mil participaram nas 11 conferências que discutiram as tecnologias nas suas mais variadas dimensões e aplicações, com apresentação de 52 oradores, 22 dos quais estrangeiros, provenientes de países como Estados Unidos da América, Portugal, Brasil, Suécia, África do Sul e Ruanda.

As exposições e conferências da Moztech foram, igualmente, transmitidas durante mais de 20 horas, em directo, pela Stv, Stv Notícias e através de “streaming” para internet, pela Stv Online e Midia Lab da Irex. E movimentou mais de 180 profissionais.

Daniel David, no seu discurso, agradeceu a todos os que se empenharam para o sucesso da feira, o apoio incondicional do Governo e de 29 empresas parceiras que apostaram na iniciativa, dando suporte técnico e logístico, as quais, apesar das dificuldades financeiras que o país enfrenta e que as empresas nacionais e o grupo Soico, em participar, delas se ressentem, não deixaram de apostar no projecto, dando tudo para que se tornasse realidade.

Daniel David deixou a garantia de que tudo será feito para que haja a 5ª edição, próximo ano, e que seja melhor, em todos os aspectos, que a edição ora encerrada. Para isso, pediu aos participantes na cerimónia de encerramento que dissessem o que gostariam de ver melhorado nas próximas edições da Moztech. Muitas ideias surgiram e a organização tomou nota, de moto a tê-las em conta na preparação da próxima Moztech.

A cerimónia de encerramento da Moztech foi dirigida pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Jorge Nhambiu, que congratulou a realização do evento, pelas lições aprendidas. Nhambiu disse estar convicto de que os debates havidos durante a feira vão possibilitar a melhoria do potencial tecnológico no país e aceleração do processo de implementação da Lei das Transacções Electrónicas, que dentro em breve entrará em vigor.

O governante destacou que a feira decorreu na semana em que se celebrou o dia de África, que foi consagrado à aposta na formação dos jovens, pelo que deixou a garantia de que o Governo vai continuar a investir na juventude e garantir a formação de técnicos de qualidade que possam assegurar a revolução tecnológica no continente e em Moçambique, em particular.

Aos empreendedores, desafiou a centrarem-se na actividade criativa e, em benefício da sociedade, inovarem em áreas estratégicas do desenvolvimento no país. Também felicitou os premiados da Gala Moztech e encorajou-os a tornarem-se referências de inovação. Mas também saudou os esforços empreendidos pela Comissão Executiva da feira para tornar o evento possível e incentivar cada vez mais pessoas a apostarem no uso da tecnologia.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique