“Os financiadores não investem em ideias, mas em soluções”, Sofia Cassimo

“Financiar boas ideias – modelos e oportunidades” foi o tema do penúltimo painel da 5ª edição da MOZTECH. A este respeito, a primeira oradora do painel, Sofia Cassimo, Vice-Presidente da FEME, foi muito clara ao considerar que os financiadores ou outras entidades não investem em ideias, investem em soluções, as quais devem ter estabilidade.

A concordar com a Vice-Presidente da FEME, Eduardo Sengo, Director-Executivo da CTA, disse que as empresas vão atrás do que consideram bom negócio. Por isso, a CTA intervém a partir do momento em que uma ideia torna-se negócio.
Ainda assim, explicou Sengo, as boas ideias precisam de acompanhamento porque antes de as mesmas revelarem-se alguém as deve financiar. “É papel do Estado acarinhar boas ideias. E é importante ter-se em conta o risco que as pessoas enfrentam, quando investem numa ideia sem compensação”.

Na opinião de Sengo, não se deve pensar que quem possui uma boa ideia é que vai, necessariamente, implementá-la. “Pode-se ter uma ideia e a execução em forma de negócio ficar ao critério de uma empresa. O esforço da CTA é buscar diversas formas de financiamento que possam apoiar quem quiser investir, diferente do que os bancos fazem”. Nisso, o Director-Executivo da CTA sugeriu que se proteja a propriedade intelectual e que se defenda um mecanismo de penalizar quem não o respeitar.
Bernardo Aparício, Director da Banca Corporativa e de Investimento, Barclays Bank Moçambique, na sequência da intervenção de Eduardo Sengo, defendeu que os bancos gostam de financiar bons negócios, com futuro, com capacidade de aumentar a escala. Aparício é a favor da combinação de diversas formas de financiamento, com equilíbrio de capitais.

Os painelistas concordaram com a ideia defendida por Esselina Macome, Directora-Geral da FSDMoc, a de que este é o momento de o país arranjar alternativas ao financiamento, para que as boas ideias não fiquem perdidas. “A casa das boas ideias é a academia, que deve ver o que faz para apoiar diferentes ideias sem título de empréstimo”.  

O painel contou ainda com a participação de Nelson Rodrigues, Especialista de Inovação da UNICEF.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique