“Estratégia do Governo é de conduzir o combate à Pandemia, abrindo a economia”

“Estratégia do Governo é de conduzir o combate à Pandemia, abrindo a economia”

O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse, no Fórum Virtual de Líderes do Corporate Council on Africa, que, apesar de os números actuais de casos estarem a aumentar, ainda são relativamente baixos. Moçambique registou, até ao momento 757 casos positivos para a Covid-19, 5 óbitos, todos com outras causas pré-existentes, e 206 casos completamente recuperados.

Entretanto, Nyusi reconheceu que as empresas não estão a funcionar, em pleno, e algumas encerraram. Os sectores de turismo e de transportes são os mais afectados. O desemprego aumentou, afectando, principalmente, os grupos mais vulneráveis na sociedade. Os motivos desta situação incluem o encerramento de fronteiras e o declínio do comércio internacional.

Para mitigar a situação, o Governo tomou medidas fiscais e monetárias para apoiar as empresas, incluindo os bancos. “O FMI, o Banco Mundial e o Banco Africano de Desenvolvimento têm respondido aos nossos apelos de assistência e continuam a ser parceiros fundamentais nos nossos esforços de desenvolvimento”. Estima-se que o país precisa de cerca de setecentos milhões de dólares americanos para mitigar o impacto da COVID-19.

A estratégia do Governo, segundo Filipe Nyusi é de conduzir o combate à Pandemia, abrindo a economia de modo a tornar sustentável a gestão da resposta à Covid-19.

 

 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique