Etíopes piscam olho ao modelo eleitoral moçambicano

Etíopes piscam olho ao modelo eleitoral moçambicano

Apesar dos conflitos a que Moçambique tem estado mergulhado em cada ciclo eleitoral, os etíopes olham para o país como uma referência democrática e multipartidária, mormente a configuração e o funcionamento dos órgãos eleitorais e do Parlamento. E cá estão em busca de matérias que julgam úteis para a reforma eleitoral naquele país.

Para o efeito, uma equipa composta por 22 membros, entre partidos políticos, representantes do partido que governa a Etiópia, a Comissão Nacional de Eleições daquele país encontram-se em Maputo em busca de experiência para tornar o sistema político e o Parlamento mais abertos à oposição.

Aquela nação, com dezenas de partidos políticos, tem um Parlamento monopartidário. Todavia, as autoridades locais têm-se mostrado receptivos à inclusão de mais formações políticas na governação, o que levará revisão de leis eleitorais.

A visita acontece numa altura em que a Etiópia está em processo de revisão da legislação eleitoral, à semelhança do que ocorre em Moçambique, para a implementação da governação descentralizada, a partir de 2020.

Os encontros que a delegação etíope vai manter com as entidades eleitorais, políticas e legislativa moçambicanas são coordenados pelo Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD).

Dos órgãos eleitorais moçambicanos, a delegação etíope pretende essencialmente saber como é que a legislação eleitoral é elaborada, de que forma os processos eleitorais são conduzidos, como é garantida a transparência eleitoral, como tem sido o diálogo ou a interacção com os partidos políticos, sociedade civil e outras partes interessadas no processo e de que maneira se pode tornar os órgãos eleitorais abertos a diferentes actores políticos.  

A delegação vai manter encontros separados com os partidos Frelimo, Renamo e MDM, bem como com a Assembleia da República (AR).


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique