EUA e China retomam guerra comercial

EUA e China retomam guerra comercial

O Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, anunciou que vai impor uma taxa de 25% à importação de um leque de produtos chineses que representam 50 mil milhões de dólares. Em comunicado, a administração de Trump diz não poder continuar a tolerar o "roubo de propriedade intelectual" através de "práticas injustas".

A China respondeu dizendo que vai aplicar tarifas equivalentes. Este sábado, o país anunciou um aumento das taxas de importação de produtos norte-americanos no valor de cerca de 50 bilhões de dólares.

O Ministério de Comércio chinês assegurou, em comunicado, que apesar de não desejar uma guerra comercial entre as duas potências, responderia aos EUA de maneira contundente e imediata.

As duas nações cancelaram assim os acordos económicos assinados e se pôs fim à calma conseguida nas últimas semanas após as negociações entre as duas economias mais fortes do mundo.

A guerra comercial entre os Estados Unidos da América e a China tinha sido suspensa em Maio último, depois das duas maiores economias mundiais terem acordado manter inalteradas as taxas aduaneiras entre os dois países até que um acordo mais vasto seja alcançado.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique