EUA multa banco holandês por aceitar dinheiro de drogas

EUA multa banco holandês por aceitar dinheiro de drogas

As autoridades norte-americanas infligiram uma multa de 368,70 milhões de dólares ao banco holandês Rabobank por ter deixado transitar centenas de milhões de dólares pertencentes a traficantes de droga mexicanos, escreve o Notícias ao Minuto.

A Rabobank National Association, filial do banco na Califórnia, reconheceu a culpa, admitindo ter feito "obstrução" a investigações do Departamento do Tesouro e do regulador bancário OCC.

A multa de 368,70 milhões de euros é uma das mais pesadas que os Estados Unidos aplicaram a um caso de branqueamento de capitais com ligação ao tráfico de droga mexicano.

A sanção foi conhecida cerca de dois meses depois de um antigo responsável do banco para operações nos Estados Unidos, George Martin, ter aceitado cooperar com as autoridades.

Este responsável indicou que ele e outros funcionários fechavam os olhos a transações com dinheiro sujo, como as operações de montantes superiores a 10 milhões de dólares efetuadas por um cliente mexicano, apesar dos alertas sobre a origem dos fundos.

No total, o Rabobank permitiu a circulação de perto de 370 milhões de dólares de dinheiro sujo provenientes do México e de outros países entre 2009 e 2012, referem as autoridades.
 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique