Explosão de mina de carvão faz cinco mortos na África do Sul

Explosão de mina de carvão faz cinco mortos na África do Sul

Pelo menos cinco pessoas morreram e estima-se que cerca de 20 continuam soterrados na sequência de uma explosão numa mina de carvão abandonada, na África do Sul, na última quarta-feira.

A informação foi divulgada hoje pelo conselheiro do governo da província de Mpumalanga, Speedy Mashilo, em declarações ao canal de televisão Enca.

O número exacto de pessoas que permanecem soterradas ainda é desconhecido porque as equipas de resgate estão em preparação, dada a complexidade das condições, especialmente a falta de oxigénio no interior da mina. As autoridades estimam que estavam cerca de 40 pessoas dentro da mina quando ocorreu a explosão, mas metade conseguiu sair por si.

As autoridades não descartam a possibilidade de o número de mortos aumentar. As primeiras hipóteses apontam que os trabalhadores envolvidos no acidente pudessem estar no local ilegalmente.De acordo com os meios locais, a maioria eram cidadãos do Lesoto e tentavam roubar cabos da mina.

A exploração abandonada denominada Koornfontein Gloria Coal Mine, situada a cerca de 170 quilómetros a oeste de Joanesburgo pertencia ao controverso clã Gupta, uma família de empresários de origem indiana implicada em numerosos escândalos de corrupção na África do Sul.


 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique