Falta luz e comunicação no Centro

Falta luz e comunicação no Centro

O ciclone Idai criou vários prejuízos no Centro do país. Inclusive, a calamidade afectou o funcionamento normal da Eletricidade de Moçambique. Não obstante, Alberto Banze, Director-Geral da EDM, refere que a instituição já restabeleceu a corrente eléctrica nas cidades de Manica e Chimoio. Agora, a falta de energia persiste na cidade da Beira.

De acordo com Banze, a EDM está dependente do tempo para restabelecer a corrente em todos os pontos afectados pelo ciclone Idai. Sem avançar números, a Empresa Pública indica que está a somar prejuízos enormes e fala de uma infra-estrutura submersa.

Além de corte de electricidade, o ciclone Idai está a afectar a Comunicação, impedindo que as pessoas das regiões afectadas interajam através de celular ou de internet. Assim é desde a noite de ontem na zona Centro do país.

Através de uma nota, a Tmcel explicou que a interrupção do tráfego da sua rede iniciou às 21 horas e 30 minutos desta quinta-feira, com maior incidência em Sofala e Manica.

“Os técnicos da Tmcel estão, contudo, nos pontos críticos, a encontrar soluções provisórias, de modo a se conseguir restabelecer as comunicações, no mais breve tempo possível. Em consequência disto, já foi possível restabelecer-se as comunicações através das linhas fixas”, lê-se na nota.

Por seu turno, a Vodacom emitiu também uma nota de esclarecimento a explicar que os seus serviços estão a funcionar com dificuldades, principalmente em Sofala.

Tal oscilação da rede da Vodacom também se registou em Manica, Tete e na Zambézia.

“Neste momento, equipas técnicas estão no terreno para averiguar a gravidade do problema e encontrar soluções o mais breve possível”, refere o comunicado.

Quem ainda ficou afectada é a Movitel, em Sofala, Zambézia, Manica e Tete.

Como consequência do Ciclone, a Movitel explica que teve baixas de torres e postes que caíram ao longo do percurso da sua fibra que liga as províncias da zona Centro. Movitel espera repor a normalidade dos serviços na Zambézia, até amanhã de manhã.   

 

 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique