Famílias de baixo consumo de energia terão redução da tarifa em 50 por cento

Famílias de baixo consumo de energia terão redução da tarifa em 50 por cento

O ministro dos Recursos Minerais e Energia explicou hoje que a redução da tarifa de energia para famílias de baixo consumo é 50 por cento. Max Tonela detalha ainda que as pequenas e médias empresas afectadas pela COVID-19 terão uma redução de 10 por cento da tarifa.

Respondendo a questões de insistência dos deputados, no segundo dia da sessão de perguntas aos Governo, Tonela diz que “o Governo decidiu implementar medidas de alívio e incentivo para a economia no geral e para as áreas mais afectadas por este surto, entre as quais constam a redução em 50% na tarifa aplicável aos consumidores de categoria social por um período de 6 meses a contar do dia01 de Junho próximo”.

Para as empresas, a redução da tarifa de energia em 10 por cento será mediante a condição de ter a facturação ter registado uma redução acima de 30%, por efeito da pandemia da COVID-19.

E o pagamento da tarifa reduzida de energia para as empresas não será imediato.

“O Governo decidiu pelo diferimento, por um período de 6 meses, do pagamento da taxa fixa na factura de energia de empresas dos sectores industrial, comercial, agrícola, serviços, hotelaria, restauração, educação e instalações desportivas e culturais, enquadrados na tarifa geral, grandes consumidores de baixa tensão e média tensão com potência instalada até 200 kilovolts, cuja facturação registou uma redução acima de 30%, por efeito da pandemia”, explica.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique