Fer. Maputo vs Costa do Sol no derby do regional da Taça de Moçambique

Fer. Maputo vs Costa do Sol no derby do regional da Taça de Moçambique

Costa do Sol vs Ferroviário de Maputo, Maxaquene vs Chibuto e Ferroviário de Nampula vs Ferroviário de Nacala são os cruzamentos do sorteio da fase regional da Taça de Moçambique, realizado esta quinta-feira, ma sede da Federação Moçambicana de Futebol.

Foi assim que ditou o sorteio da segunda maior competição futebolística do país, que o Costa do Sol e o Ferroviário de Maputo se cruzassem nos oitavos-de-final, naquela que é uma espécie de final antecipada. Trata-se de um jogo entre equipas de maior gabarito do futebol moçambicano e que são candidatos a conquista da prova. Ou seja, um dos principais candidatos a levantar o troféu vai cair por terra ainda nesta fase regional. Costa do Sol, detentor do troféu e com mais títulos, e Ferroviário de Maputo, equipa do top, uma delas dirá adeus próxima semana, quando se defrontarem.

O histórico entre estas duas equipas é bastante interessante, com um equilíbrio a ser a nota dominantes quando se fala de confrontos directos. Aliás, quase sempre que se defrontam estas duas equipas, quem vence acaba conquistando a prova, numa clara demostração de que tem potencial e argumentos para chegar mais longe. Pena mesmo é que somente uma delas vai poder lutar por chegar mais além.

O embate terá lugar no campo do Costa do Sol, domingo do dia 16 de Junho, dia da criança africana, do massacre da moeda e do metical, a moeda nacional.

Mais jogos escaldantes

Ainda na zona sul, o sorteio ditou que mais um jogo entre equipas do Moçambola vai caracterizar esta fase. Maxaquene e Clube de Chibuto enfrentam-se pela segunda vez esta temporada e uma delas vai ter que se despedir da Taça de Moçambique. Novamente o jogo terá lugar na capital do país, tal como aconteceu no Moçambola, em que os "tricolores" vencerem por uma bola sem resposta. Desta vez os "guerreiros" estarão mais precavidos e preparados, já que contam com dez novos jogadores e trocaram de equipa técnica. Aliás, o Maxaquene, quando venceu o Chibuto, já contava com Amide Turmamade como seu treinador principal.

Para além desses embates, o quase centenário Desportivo Maputo vai esperar pelo vencedor do jogo entre o Incomáti de Xinavane e o Desportivo da Matola, para saber quem será seu oponente na luta por um lugar na fase nacional. Com mais argumentos, os "açucareiros" estariam em melhores condições de serem os adversários dos "alvi-negros", mas a crise com a qual se abala a colectividade de Xinavane deixa algumas dúvidas.

Para encerrar a zona sul do país, a Black Bulls vai ter pela frente o Ferroviário de Inhambane, naquele que o único jogo entre equipas do escalão secundário. Mas certamente para a Black Bulls será uma ocasião flagrante de vingar a derrota sofrida recentemente na deslocação a Inhambane, diante do mesmo Ferroviário, para a segunda divisão. Vale isto dizer que estas duas equipas também já se cruzaram para a prova que dá acesso ao Moçambola 2020, com os " locomotivas" a se saírem bem.

Derby do centro entre Textáfrica e Ferroviário da Beira no centro das atenções

Pela zona centro do país há, também, um embate entre equipas do Moçambola e protagonistas do sensacional derby da região: Textáfrica do Chimoio e Ferroviário da Beira. Para a segunda jornada do presente Moçambola, no caldeirão, os "locomotivas" venceram por duas bolas sem resposta, com golos de Maninho e Dayo, e desta vez pode haver revanche em Chimoio.

Os "fabris" do Planalto sempre impuseram dificuldades aos "locomotivas" e desta vez não será excepção. Um embate que promete por várias razões, sendo uma delas a troca de treinadores no início da presente temporada futebolística. Até porque o Ferroviário da Beira quer repetir a proeza do ano passado e chegar a final da prova, desta vez para vencer, tal como aconteceu em 2014 e 2015.

Já o campeão nacional e derrotado na supertaça Mário Coluna, tem uma tarefa não tão facilitada, quando cruzar caminho do Ferroviário de Quelimane. É, do resto, a repetição dos oitavos-de-final de 2017, numa eliminatória que não foi fácil para os "hidroeléctricos", que passaram, ainda assim, aos quartos-de-final, chegando a final com Costa do Sol nessa temporada. Já no outro embate entre equipas da segunda divisão, o Ferroviário de Bagamoio de Moatize recebe no seu terreno a Liga Desportiva de Sofala. Um embate entre equipas que tem uma oportunidade de chegar mais longe nesta competição, nomeadamente, a fase nacional, nunca antes atingida.

Ferroviários da província de Nampula embatem-se no norte
No norte há mais um jogo entre equipas do Moçambola... (Ufffaaaa, há muitos jogos entre os grandes...)

Ferroviário de Nampula e seu homónimo de Nacala jogam entre si na luta por um lugar na fase nacional, os quartos-de-final da Taça de Moçambique. Ainda que bem posicionados na tabela classificativa, os "locomotivas" de Nacala terão muitas dificuldades perante um Ferroviário de Nampula candidato a passagem à fase seguinte. Duas equipas separadas por dois pontos na tabela classificativa do Moçambola, a maior para a turma da vila portuária de Nacala, que soma sete, contra cinco do seu adversário. Mas, certamente uma partia que vai movimentar muitos amantes do futebol da província para esse embate.

Para encerrar esta fase dos oitavos-de-final da Taça de Moçambique, o Baia de pemba recebe no seu reduto o Ferroviário de Lichinga. O representante de Cabo Delgado no Moçambola é claro favorito a passagem à fase seguinte, tendo em conta que joga diante do seu público, mas terá que provar em campo que os resultados pouco conseguidos na prova mor não vão afectar a sua participação na segunda maior competição futebolística do país.

Os jogos desta fase regional terão lugar no próximo final de semana, nomeadamente entre os dias 15 e 16 de junho corrente. Pela zona sul qualificam-se  os quatro vencedores dos jogos, enquanto no centro passam três equipas e no norte apenas uma.

Sorteio da fase regional

Zona sul
Fer. Maputo    vs    Costa do Sol
Maxaquene    vs    Chibuto
Incomáti/Desp. Matola    vs    Desp. Maputo
Black Bulls    vs    Fer. Inhambane

Zona centro
Textáfrica    vs    Fer. Beira
UD Songo    vs    Fer. Quelimane
Fer. Moatize    vs    LD Sofala

Zona norte
Baía de Pemba    vs    Fer. Lichinga
Fer. Nampula        vs    Fer. Nacala

 


 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique