Ferroviário de Maputo quer consolidar liderança no regresso do Moçambola

Ferroviário de Maputo quer consolidar liderança no regresso do Moçambola

Depois de cerca de três semanas de paragem, o campeonato nacional de futebol, o Moçambola 2018, regressa esta terça e quarta-feiras, para rodar a 11a jornada, com uma deslocação do líder, Ferroviário de Maputo, a Nampula para defrontar seu homónimo, procurando a consolidação da liderança da prova

É o regresso do principal campeonato nacional de futebol, o Moçambola, depois da paragem para dar lugar aos jogos dos Mambas, no torneio da Cosafa e aos jogos da fase regional da Taça de Moçambique.

E nada melhor que ter um atractivo entre o Maxaquene e o Sporting de Nampula, com muitas curiosidades em volta. O Maxaquene, que iniciou mal o campeonato, está a melhorar jornada-pós-jornada, não tendo perdido nenhum dos últimos cinco jogos (teve duas vitórias e três empates), ocupa a 7a posição, com 13 pontos e a tendência é continuar a subir. Na última jornada venceu o Clube de Chibuto e no último sábado garantiu passagem aos quartos-de-final da Taça de moçambique, após vitória sobre o Desportivo Maputo por duas bolas sem resposta.

Já o Sporting de Nampula vem de um empate sem abertura de contagem diante do 1o de Maio de Quelimane, despediu o seu treinador, Danito Nhamposse, por alegados maus resultados, é lanterna vermelha e, esta tarde, no ENZ, vai ter Danito Parruque a comandar a equipa. Uma novidade em termos de ter um jogador-treinador nos “leões” de Nampula.

Esta é uma partida para acompanhar em directo e exclusivo na Stv Notícias, esta tarde, quando forem 15H00.


Líder em Nampula para consolidar a liderança

O líder do Moçambola 2018, o Ferroviário de Maputo, vai a Nampula defrontar o seu homónimo com objectivo claro: vencer para consolidar a liderança e ganhar mais margem em relação aos directores perseguidores. Mas certamente terá uma grande oposição, uma vez que, estando na 5a jornada com 15 pontos, o Ferroviário de Nampula não vai querer facilitar.

Os “locomotivas” da capital vão na sua máxima força, já contando com todos jogadores, incluíndo Kamo Kamo, que esteve fora da equipa durante quase um mês, por causa dos jogos dos Mambinhas e da selecção nacional.

Ainda para hoje, em Quelimane, o 1o de Maio recebe o Incomati de Xinavane. Trata-se de uma partida entre equipas que lutam para fugir da zona incômoda onde se encontram. Separados por um ponto (10-09 a maior para os “açucareiros”), prevê-se uma partida de resultado imprevisível.

E quem vencer este jogo dá um grande passo para a fuga a despromoção, tendo em conta que vai deixar o seu adversário do dia mais para trás.


Restantes jogos agendados para amanhã

Para já, os restantes jogos desta jornada 11 estão marcados para amanhá, quarta-feira, com o campeão nacional,  UD Songo, sem o seu treinador principal, afastado por incumprimento de contrato, a deslocar-se ao terreno do Textáfrica do Chimoio. Os “fabris”, que estão embalados e com a segunda posição conservada há três semanas, não irão facilitar e, certamente, vão se aproveitar desta fase menos boa dos “hidroeléctricos” para procurar a vitória, para além de que a UD Songo não vai contar com Mano e Hélder Pelembe, lesionados.

Mas na quarta-feira teremos um atractivo Clube de Chibuto vs Liga Desportiva de Maputo. Um embate que não tem resultado previsível, tendo em conta os contendores e os respectivos treinadores. Aliás, na época passada, os “guerreiros” de Gaza foram a Matola vencer a Liga e esta partida pode ser de desforra para os treinados de Akil Marcelino. Mas há outro atractivo: o Chibuto, ferido no seu orgulho, após goleada e afastamento da Taça, tem apenas o Moçambola para vincar, enquanto a Liga vem de uma goleada moralizadora na Taça, diante do Clube da Manhiça. É mais jogo que terá transmissão televisivam, na Stv Notícias.

O Costa do Sol, por exemplo, quer mostrar que regressou aos bons resultados e, em Nacala tem a oportunidade, diante do Ferroviário local. Horácio Gonçalves, que renovou por mais uma época, quer começar a mostrar serviço.

Estrela arrecada Torneio  de Abertura de hóquei


O Estrela Vermelha sagrou-se vencedor do Torneio de Abertura de hóquei em patins. O empate, 4-4, frente ao Desportico JAT, bastou para somar o precioso ponto que precisava para conquistar o segundo troféu da época, depois de em março ter arrecadado a Supertaça.

Com este empate o Estrela soma 19 pontos e quando faltam duas jornadas para o fim não pode ser alcançado pelo Desportivo, em segundo com 10 pontos.

Por seu turno, o Ferroviário de Maputo isolou-se no terceiro lugar ao golear o Desportivo "Legends" por 9-1.

Os locomotivas somam 9 pontos e tem a possibilidade de ainda chegarem ao segundo lugar, sendo que terá que travar uma luta com o Desportivo JAT.

De referir que Académica ficou de fora desta jornada devido ao número impar de equipas.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique