Festival Bambeni divulga potencialidades da Lagoa e diversidade gastronómica

Festival Bambeni divulga potencialidades da Lagoa e diversidade gastronómica


Realizou-se, sábado, no posto administrativo de Tchaimite, distrito de Chibuto, a primeira edição do festival de Bambeni. A iniciativa é apadrinhada pelo antigo chefe de estado, Alberto Chissano, e pretende desenvolver o turismo naquele posto administrativo e em particular na lagoa de Bambeni.

Este foi o primeiro de tantos festivais que se pretende que venham a acontecer e ajudem a promover o turismo no posto administrativo de Tchaiminte, no distrito de Chibuto, na província de Gaza, através da lagoa de Bambeni.

O Festival Bambeni, que contou com um número considerável de visitantes, abriu espaço para se divulgar as potencialidades da Lagoa e a diversidade gastronómica, artesanal e cultural disponibilizada pelas comunidades locais.

Durante o dia de sábado, enquadrado nesta festa, tiveram lugar acções como a cerimónia tradicional, visita à lagoa com os turistas e participantes a terem oportunidade para apreciar e visualizar barcos, exposição e venda de produtos agrícolas.

Bambeni testemunhou, igualmente, actividades de pesca desportiva, canoagem, entre outras. Para esta primeira edição, várias actividades foram levadas a cabo, incluindo exposição de vários produtos. A música, como não podia deixar de ser, foi um dos atractivos do festival de Bambeni, sendo de destacar as actuações de Mr. Bow, Liloca e Mabermuda que fizeram o público vibrar.

O patrono da iniciativa, Joaquim Chissano, diz que felicita o governo local pela abertura. Chissano destacou, na ocasião, as potencialidades agrícolas da região.

O turismo contribui com apenas um 1% de receitas para o governo provincial em 2017. A governadora da província de Gaza, Stela Zeca, vê nesta iniciativa uma oportunidade para o alargamento de espaços turísticos a nível da província e, consequentemente, mais receitas para o Estado.

Os expositores vem com bons olhos a organização de festivais na localidade de Tlhathene no posto administrativo de Tchaimite.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique