FIFA adia jogos de qualificação ao Mundial 2022

FIFA adia jogos de qualificação ao Mundial 2022

A Federação Internacional de Futebol (FIFA) adiou os jogos de qualificação ao Mundial do Qatar, em 2022, para uma data a anunciar, em coordenação com a Confederação Africana de Futebol. Os jogos estavam inicialmente agendados para Outubro deste ano, mas devido a pandemia da COVID-19, o organismo máximo que tutela o futebol decidiu pelo adiamento até novas datas

 

A decisão da Federação Internacional de Futebol, FIFA, de adiar os jogos de qualificação ao campeonato do mundo de futebol, que terá lugar no Qatar, em Dezembro de 2022, vem responder a necessidade de combate d COVID-19 que o mundo está a enfrentar desde os finais do ano passado. Assim, de acordo com o comunicado da FIFA, as novas datas serão anunciadas a posterior.

Com este adiamento, os Mambas, que deveriam se estrear na fase de grupos em Outubro, vão ter que esperar por novas datas para saberem quando vão jogar, para a primeira jornada do grupo D, onde estão, juntamente com os Camarões, Costa do Marfim e Malawi.

No seu sítio de internet, a FIFA esclarece que um grupo de trabalho está a discutir soluções alternativas para se encontrar os representantes nessa prova, caso não haja mais tempo por se disputar os jogos de qualificação. “O Grupo de Trabalho das Confederações da FIFA COVID-19 e a força-tarefa das partes interessadas continuarão seu trabalho de monitorar a situação em cada confederação, discutindo soluções alternativas e, se necessário, apresentando outras propostas ao Conselho da FIFA” lê-se na página oficial da FIFA.

Aliás, esta decisão da FIFA vem acrescer-se ao encerramento ou adiamento do arranque de algumas competições, quer internas, de cada país, ou mesmo ao nível do continente, como as afrotaças, que se encontram adiados.

Recorde-se que a própria Confederação Africana de Futebol já antes tinha adiado os jogos de qualificação ao CAN-2021, que terá lugar nos Camarões, pelas mesmas razões, numa altura em que os Mambas preparavam-se para enfrentar a forte selecção anfitriã da maior festa do futebol africano, numa dupla jornada inicialmente agendada para Março, que fora adiado para Junho e depois readiado para uma data, ainda por agendar.

Nessa fase de qualificação ao CAN-2021, os Mambas lideram o seu grupo, a par dos Camarões, ambos com quatro pontos, frutos de uma vitória e um empate. O combinado nacional venceu o Ruanda, por 2-0 e empatou com Cabo Verde, a dois golos, enquanto os Camarões empataram com Cabo Verde sem abertura de contagem e venceram o Ruanda por uma bola sem resposta.

 

Outras Regiões Também Com Jogos Adiados

Para além das partidas da zona africana de qualificação ao mundial de 2022, foram também alterados os jogos da Confederação Asiática de Futebol (AFC), da Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (CONCACAF) e da Confederação de Futebol da Oceânia (OFC). Já as selecções europeias e sul-americanas vão realizar os seus jogos nas datas previamente definidas, nomeadamente de 31 de Agosto a 8 de Setembro do corrente ano.

Os play-offs intercontinentais de apuramento para o Mundial de 2022 que vão juntar uma selecção da África, América do Norte, América do Sul e Oceânia, para a disputa dos últimos dois lugares de qualificação ao Campeonato do Mundo do Qatar, passaram de Março para Junho de 2022.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique