Filipe Nyusi felicita juventude pela passagem do seu dia

Filipe Nyusi felicita juventude pela passagem do seu dia

O Presidente da República felicita aos jovens moçambicanos pela celebração do Dia Internacional da Juventude, que se assinala este domingo. Filipe Nyusi diz estar ciente da responsabilidade do governo que dirige na criação de um ambiente físico e psicológico seguro, para permitir que promovam a sua identidade e espírito inovador em prol da auto-realização e bem-estar de toda a sociedade.

Este ano, a efeméride celebra-se sob o lema “Espaços seguros para a juventude”.

Citado pela AIM, o estadista destaca o peso do lema adaptado para as celebrações deste ano ao afirmar que reflecte a consciência global sobre a necessidade de criação de condições para promover a capacitação e participação dos jovens em todos os domínios da vida na sociedade.

Na sua mensagem, o mais alto magistrado da nação diz estar a par dos acontecimentos que envolvem os jovens moçambicanos e que os mesmos o entusiasmam. Afirma que tem notado uma crescente participação dos jovens na construção de um país melhor para todos, empenhando-se na busca de soluções para os desafios ao desenvolvimento.

“Encoraja-nos o alto sentido de cidadania, sentido de Estado e patriotismo dos jovens moçambicanos nas esferas política, económica e empresarial, empreendedorismo, cultura, ciência e tecnologia, turismo, produção agropecuária, educação, saúde, defesa e preservação da soberania nacional, entre outros”, vincou ainda citado pela AIM.

O Presidente conclui a sua mensagem afirmando que o governo acarinha a juventude e nela deposita a esperança de um Moçambique melhor para todos.

O Dia Internacional da juventude celebra-se à luz de uma resolução da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) realizada em 1999, em resposta à recomendação da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, reunida em Lisboa, de 8 a 12 de Agosto de 1998.

A primeira celebração do Dia Internacional da Juventude decorreu em 2000, sob o lema 'A Juventude é o Futuro da Humanidade'.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique