Filipe Nyusi inaugura subestação de energia em Dondo

Filipe Nyusi inaugura subestação de energia em Dondo

As províncias de Sofala e Manica contam com energia melhorada graças a construção de uma linha de transporte de Chibata a Dondo, de cerca de 170 km, que passa a alimentar a subestação de Dondo, duplicando assim a sua capacidade.  

O empreendimento, inaugurado, hoje, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, está inserido no plano de aumento de capacidade de fornecimento de energia de qualidade, nas províncias de Manica e Sofala.

Espera-se que com este empreendimento seja acelerado o desenvolvimento socioeconómico na região Centro do país, pois vai melhorar a energia consumida ao nível doméstico e industrial e, consequente, alargamento.   A iniciativa, que pertence à empresa EDM, visa essencialmente garantir o fornecimento de energia fiável e de qualidade, bem como permitir que maior número de pessoas tenha energia no país.

Nyusi referiu que com a conclusão do empreendimento, fica preenchido um dos pressupostos fundamentais para se acelerar o desenvolvimento do Centro do país, com impacto directo na economia da região e na vida das populações.

Assim, para a cidade da Beira, por exemplo, já é possível fazer-se a manutenção da rede eléctrica sem ser necessário privar os consumidores, tal como vinha acontecendo nos últimos tempos, e a energia agora fornecida na cidade da Beira duplicou.

Os dois projectos, a construção da Linha de Chibata-Dondo e a subestação de Dondo, estão orçados em cerca de 36 milhões de dólares, financiados pelo BAD e Governo moçambicano.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique