Filipe Nyusi recebido em audiência oficial no Vaticano

Filipe Nyusi recebido em audiência oficial no Vaticano

O Presidente da República, Filipe Nyusi, foi nesta quinta-feira recebido em audiência pelo Papa Francisco no Vaticano no seguimento da visita de Estado que realiza à Santa Sé. Ainda esta sexta-feira, o Chefe de Estado deverá manter conversações com uma delegação da Cúria Romana e um encontro com o Secretário do Estado do Vaticano.

No período de tarde visitará a Comunidade de Sant’Egídio na sua sede em Roma. Exactamente o local que de 1990 a 1992 acolheu as conversações de paz entre delegações do Governo e da Renamo. E no fim do dia irá se reunir com a comunidade moçambicana residente na Itália.

E para atender à esta agenda, Filipe Nyusi está acompanhado pela Primeira-Dama, Isaura Nyusi e outros quadros da Presidência da República. À sua chegada foi recebido por dois Cardeais membros da Cúria Romana no Aeroporto Internacional Leonardo da Vinci.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco explicou à imprensa que o objectivo da visita à Santa Sé é o reforço da cooperação entre os dois Estados principalmente no domínio da Educação e Saúde.

O Governo moçambicano no entanto pretende encontrar novas áreas de cooperação com a Igreja Católica ao longo das conversações entre as delegações dos dois Estados, e mesmo com a Comunidade do Sant’Egídio que opera no país na área de saúde, apoiando principalmente no combate e tratamento do HIV-Sida através do projecto Dream.

Segundo José Pacheco, o Presidente da República deverá ainda partilhar com o Santo Padre os desenvolvimentos do processo de pacificação do país mas também sobre questões económicas e sociais, uma vez que a Igreja Católica sempre esteve ao lado de Moçambique nos esforços de busca de caminhos para o alcance da paz efectiva.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique