FITCH com boas perspectivas sobre a economia moçambicana

FITCH com boas perspectivas sobre a economia moçambicana

A agência de notação financeira Fitch voltou deixar boa nota sobre as perspectivas económicas de Moçambique. Depois de subir a classificação no rating a Fitch lança um olhar positivo sobre a redução da dívida pública.

Pela segunda vez em duas semanas, a Fitch volta a emitir ilações sobre a economia moçambicana. Depois de retirar o país da lista de incumpridor financeiro, determinado pelo acordo com os credores para a reestruturação das chamadas dívidas ocultas, desta vez, alarga mais o optimismo.

"Moçambique vai tentar um acordo sobre os valores em dívida por parte das empresas públicas, no seguimento da conclusão de uma reestruturação dos títulos de dívida soberana", perspectiva a Fitch.

Embalado pelo momento actual, dizem os analistas daquela agência que o peso da dívida pública no PIB, vai reduzir. As contas da Fitch indicam que no próximo ano o rácio da dívida pública face ao PIB vai descer dos actuais 101% para 93,9%.

Enquanto isso, o crescimento económico vai registar uma ligeira aceleração para 5%.

Ainda assim a agência aponta alguns sinais que merecem alguma atenção. A primeira, tem a ver com o novo programa de cooperação com o FMI. Realça a Fitch que um programa seria neste momento, um factor determinante para aliviar as dificuldades no acesso ao financiamento externo, contudo, o elevado peso da dívida pública ainda dificulta o entendimento.

Por outro lado, alerta para o impacto que a instabilidade interna, provocado pelos ataques armados em Cabo Delgado e no centro do país, podem ter para a economia.


 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique