FMF já definiu datas do calendário futebolístico 2020

FMF já definiu datas do calendário futebolístico 2020

É mais uma decisão da Federação Moçambicana de Futebol, que depois de definir as provas em disputa esta temporada, as mesmas já tem datas de realização.

A primeira prova organizada pela Federação Moçambicana de Futebol é a Supertaça, disputada pelo Costa do Sol, campeão nacional, e a União Desportiva de Songo, vencedor da Taça de Moçambique, que terá lugar a 03 de Fevereiro e vai marcar o arranque oficial da época futebolística 2020. Um jogo que terá lugar no Estádio da Machava.

Depois dessa disputa, entram em acção os campeonatos provinciais, que envolvem todas equipas inscritas nas associações provinciais, que terão lugar de 01 de Fevereiro a 22 de Março. Esta prova, organizada pelas associações provinciais, vem substituir os chamados torneios de abertura e vão definir o campeão da província, dentre os clubes dessa mesma província, independentemente de disputar o Moçambola, a segunda divisão ou campeonato local.

Finda esta prova entram em cena duas outras provas, nomeadamente o Moçambola, prova sob égide da Liga Moçambicana de Futebol e os campeonatos provinciais da segunda divisão.

O Moçambola, essa, vai arrancar a 04 de Abril e tem o seu término previsto para 22 de Novembro, enquanto os campeonatos provinciais da segunda divisão, divididos em duas fases, iniciam na mesma data, 04 de Abril, mas terminam a 15 de Novembro. A primeira fase, que arranca em Abril, termina a 04 de Outubro, altura em que as províncias deverão entregar os seus campeões que vão disputar a poule de apuramento ao Moçambola 2021. Essa segunda fase, que inicia a 10 de Outubro, só será disputada pelos campeões provinciais, em regiões, durante seis semanas, para que a 15 de Novembro se conheçam os campeões regionais, equipas que ascendem ao Moçambola 2021.

Enquanto isso, de permeio, decorre a Taça de Moçambique, também dividida em fases. A primeira fase, a chamada fase provincial, começa a 28 de Março e termina a 07 de Junho, sendo que as províncias devem entregar os vencedores até dia 10 de Junho, de modo que seja realizado o sorteio da fase regional, a segunda fase, que terá lugar a 25 de Junho.

Segue-se a terceira fase, a fase nacional, que começa nos quartos-de-ifnal, já a ser disputada em duas mãos. Assim, os quartos-de-final terão lugar nos dias 12 de Julho, a primeira mão, e 09 de Agosto, a segunda mão.
As meias-finais, também em duas mãos, terão lugar nos dias 20 de Novembro e 25 de Outubro, ficando a final marcada para 29 de Novembro, altura em que fecha a época futebolística 2020.

No meio destas competições teremos ainda jogos dos Mambas, nomeadamente em Março, para a qualificação ao mundial do Qatar, em 2022, cujo sorteio será realizado a 21 deste mês de Janeiro, bem como em Junho, também de qualificação ao mundial. Em Agosto (31), Setembro (08), Outubro (05) e Novembro (09), realizam-se jogos de qualificação ao CAN 2021, que terá lugar nos Camarões, em princípio em Janeiro e Fevereiro.

Só nessas datas é que o Moçambola poderá conhecer paragens, pela importância dos jogos dos Mambas.
Em Maio haverá o torneio regional da Cosafa, mas que não vai parar com o Moçambola, sendo que apenas os clubes com mais de três jogadores seleccionados é que ficarão com jogos em atrasos, enquanto os restantes clubes estarão em movimento.

 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique