FMF promete prosseguir com provas apesar da crise financeira

FMF promete prosseguir com provas apesar da crise financeira

O presidente da Federação Moçambicana de Futebol, Alberto Simango Jr., mostrou-se céptico quanto a organização das competições futebolísticas no próximo ano, devido a crise financeira que continua a debater-se no país. Simango Jr. diz que os indicadores que estão a ser avançados pelos empresários, relativamente aos apoios para o próximo ano, não são satisfatórios, mas mesmo assim garante que caso haja necessidade de se fazer sacrifícios para que o futebol continua, terá que se fazer. “Os indicadores que temos tido dos economistas é de que a situação vai continuar mais difícil e nós não somos uma ilha, estamos num país real e o futebol vai ter de passar por algumas situações de aperto, mas o que podemos assegurar é que as provas vão continuar, o futebol vai estar vivo de qualquer jeito. Se for preciso fazermos sacrifícios, vamos ter que nos sacrificar, mas não vamos deixar de praticar o futebol, porque sabemos que é um grande contributo que estamos a dar ao país”, garantiu Alberto Simango Jr, que prefere deixar que o tempo mostre sua generosidade.

As declarações do presidente da FMF foram feitas durante o final de uma visita que efectuou a província da Zambézia, de quatro dias, que terminou esta segunda-feira.

Alberto Simango Jr. fez uma avaliação positiva da temporada futebolística que terminou no início deste mês no país. “Se eu dissesse que não foi positiva, estaria a mentir para mim mesmo, porque no meio de todas as dificuldades que o futebol e não só, o país enfrenta, eu penso que nós do futebol demos a nossa contribuição” disse o presidente do organismo que tutela o futebol nacional, justificando a sua avaliação com o facto das provas decorreram “um pouco por todo país”.
Para Alberto Simango Jr. “com ou sem dificuldades, apesar de sabermos que o país globalmente não está saudável do ponto de vista financeiro, mas mesmo assim cada pessoa, cada local, conseguiu cumprir com a sua tarefa que é a de organizar os jogos, pôr as pessoas a sorrirem e agradar os seus adeptos e sócios de cada clube um pouco por todo o país”. E por isso mesmo, “penso e digo com todo orgulho, que nós cumprimos a nossa parte, dando uma contribuição clara para alegria de todos.”

Durante a sua estada naquela província do centro do país, Simango Jr. visitou o distrito de Mocuba para ver as obras de reabilitação do campo de futebol que estão a decorrer com financiamento da FIFA.

Já na cidade de Quelimane, o presidente da FMF reuniu-se com desportistas e dirigentes de vários clubes. De acordo com Alberto Simango Jr., a Federação Moçambicana de Futebol vai mobilizar fundos para reabilitar o campo municipal de Quelimane, na Zambézia.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique