FMI declara que o mundo está numa recessão igual ou pior a de 2009

FMI declara que o mundo está numa recessão igual ou pior a de 2009

O Fundo Monetário Internacional diz que a economia global já está numa crise igual ou pior a de 2009, devido ao COVID-19 que já infectou quase todos os países do mundo.

A pandemia COVID-19 tem gerado não só danos humanos, mas económicos a nível global. Esta crise económica é já notável aos olhos do FMI que considera a recessão igual ou pior a de 2009. Entretanto, a directora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, não deixa de ver uma luz no fundo do túnel, ao projectar uma recuperação económica em 2021, acrescentando que isso só é possível se todos conseguirmos conter o vírus em todos os lugares e evitar que os problemas de liquidez se tornem um problema de solvência.

E como um gesto de encorajar o combate à crise económica, em comunicado conjunto, o FMI e o Banco Mundial pediram, semana passada, perdão das dívidas dos países pobres.

"Com efeito imediato, e consistente com as leis nacionais dos países credores, o Grupo BM e o FMI apelam a todos os credores oficiais bilaterais que suspendam os pagamentos de dívida dos países [abrangidos pela] Associação para o Desenvolvimento Internacional (IDA, na sigla em inglês) que assim o solicitem".

De acordo com o FMI, mais de 80 países já solicitaram assistência financeira, devido à pandemia.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique