Formação artística: Eldevina Materula recomenda que se deve ter cuidado ao comparar Moçambique com outras realidades

Formação artística: Eldevina Materula recomenda que se deve ter cuidado ao comparar Moçambique com outras realidades

A Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, sugere que não se deve fazer comparações directas entre realidades de outros países com a realidade moçambicana, no campo da formação e capacitação de artistas, porque Moçambique tem desafios a vários níveis. "Temos sim de apostar e lutar pela formação, mas sem comparações com realidades que não passaram pelos mesmos desafios que nós".

Materula teceu estas considerações no programa online “Gin Lesson – Live Music”, um tributo à solidariedade, transmitido este fim-de-semana a partir da Galeria do Porto de Maputo.


Num outro desenvolvimento, Eldevina Materula refere que nem todos têm oportunidade de viver da sua arte, e que esse não é um problema só de Moçambique, mas Global.
“É e será sempre uma luta de imposição da cultura, muitas vezes nos vitimizamos e achamos que a desvalorização da arte, da cultura e dos artistas acontece no nosso País por alguma razão, por estarmos no terceiro mundo, mas esta é uma luta e um desafio global”, afirmou  Materula.
No programa, a Ministra também tocou com banda num improviso que a fez relembrar a emoção de estar em palco.
Fonte: Ministério da Cultura e Turismo

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique