Formalizada criação da Federação Moçambicana de Automobilismo e Motociclismo 

Formalizada criação da Federação Moçambicana de Automobilismo e Motociclismo 

É já no próximo dia 9 de Agosto que será eleita, em Maputo, a primeira direcção da Federação Moçambicana de Automobilismo e Motociclismo (FMAM), no decurso da assembleia-geral ordinária da agremiação. 

A formalização da criação desta agremiação, segundo uma nota de imprensa, foi feita no passado dia 5 de Julho, na cidade da Beira, durante a assembleia constituinte que contou com a presença de oito clubes- em representação de Maputo, Gaza, Tete e Manica- e na qual foi aprovado por unanimidade o regulamento eleitoral.

Foi precisamente, neste encontro, que os associados decidiram por consenso designar a agremiação de Federação Moçambicana de Automobilismo e Motociclismo, FMAM. 

Intervindo na assembleia constituinte, o presidente do Conselho Nacional do Desporto, Ricardo Portugal Rodrigues, disse " ser este um passo decisivo para que o desporto motorizado de Moçambique possa assumir o seu próprio destino abrangendo os fazedores, que a partir desta data terão quem responda por todos tanto em termos de representação, promoção e regulamentação desta actividade que merece créditos porque representa a vontade da maioria que são os clubes", referiu citado pelo comunicado enviado ao “O País”. 

Por sua vez, o director Provincial da Juventude e Desportos de Sofala, Fernando Pinho, citado pelo comunicado de imprensa, congratulou os fazedores do desporto motorizado pelo seu empenho no processo de cumprimento da lei. Para Fernando Pinho, é "um imperativo que os procedimentos não sejam descurados para se conseguir a legitimidade que garanta aos clubes na qualidade de legítimos proponentes da federação assumirem o seu papel integrador na sociedade."

O representante do Ministério da Juventude e Desporto manifestou ainda a sua preocupação com a demora de eleição da direcção da Federação Nacional de Desporto Motorizado. 

"Não entende como, estando em 2019, ainda não esteja constituída a Federação do Desporto Motorizado e quem elege são os clubes e sobre isso ninguém se pode opor."

Já o coordenador da Comissão Instaladora, Eurico Gonçalves, falou dos entraves para a criação da federação desde 2001. “É ilegal, quanto a mim, a concessão de uma credencial em 2007 que dá secretamente o estatuto de Federação Nacional ao ATCM pela Direcção Nacional do Desporto, num contexto de existência de mais clubes e de uma comissão administrativa legitimada por essa mesma DND".

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique