Francisco Pereira: o encarregado de reconstruir Beira

Francisco Pereira: o encarregado de reconstruir Beira

Já passa um mês e uma semana depois da passagem do Ciclone Idai que devastou o Centro do país, com maior enfoque na cidade da Beira. O ciclone passou, mas para traz deixou enormes desafios para a reconstrução do que foi perdido. Como forma de fazer frente a esse desafio, o primeiro-ministro empossou, esta segunda-feira, o engenheiro Francisco Pereira para o cargo de Director-Executivo do Gabinete de Reconstrução pós ciclone Idai. Na ocasião, Carlos Agostinho do Rosário lembrou o que se pretende com o gabinete. “O Governo tem em vista a segurar a reconstrução de infra-estruturas de saúde, educação, abastecimento de agua, estradas e pontes, linhas férreas, linhas de transporte de energia, navegação aérea e marítima entre outras infra-estruturas. Para o alcance deste objectivo o gabinete deve garantir, entre outras acções, avaliar os danos causados pelas calamidades, preparar o programa de recuperação pós calamidades, participar na mobilização de recursos, garantir a execução do programa de recuperação pós ciclone, acompanhar a contratação e gestão dos contratos e empreitadas”, detalhou do Rosário tendo falado das competências que levaram à nomeação do empossado.

Noutro desenvolvimento, o governante reiterou a importância da gestão transparente dos recursos que estarão à disposição do gabinete.

O empossado reconheceu os desafios que irá encontrar no terreno, mas garantiu trabalho. Pereira avançou ainda que o programa de reconstrução a ser elaborado pelo gabinete será a bússola que irá dirigir os trabalhos. “Já há um envolvimento total por parte dos nossos parceiros. O Banco Mundial, Banco Africano de Desenvolvimento e outras grandes agências bilaterais das Nações Unidas e alguns países estão dispostos a dar o devido apoio ao nosso país. É preciso criar um programa de reconstrução para que eles tenham ideia do que vão dar e para onde vão os seus recursos”, disse Francisco Pereira

O Gabinete recentemente criado será responsável por organizar a Conferência Internacional de investidores, no próximo mês, na cidade da Beira com objectivo de angariar recursos.

De salientar que o Gabinete de Reconstrução Pós Ciclone Idai estará sediado na cidade da Beira, local onde a tempestade foi mais intensa. 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique