Frelimo já tem cabeças-de-lista para todas as autarquias

Frelimo já tem cabeças-de-lista para todas as autarquias

A Frelimo elegeu, esta sexta-feira, os rostos de cabeça-de-listas em todo o território nacional para as eleições autárquicas agendadas para o próximo dia 10 de Outubro. Alguns vão pela segunda vez na corrida eleitoral e os outros serão estreantes no processo.

Na cidade de Maputo, a Frelimo escolheu Eneas Comiche, que já foi edil da capital de 2004 a 2008, quando saiu vencedor no escrutínio de 2003, tendo exercido um mandato.

Para cidade da Matola, os membros do Comité da Cidade voltaram a apostar em Calisto Cossa como cabeça-de-lista, que é actualmente presidente do município da Matola, posição que ocupa desde 2013 e concorre para o segundo mandato.

Para cidade de Inhambane, Benedito Guimino foi confiado mais uma vez pelos camaradas para avançar como candidato nas eleições de Outubro. Guimino é actualmente edil da cidade de Inhambane.

Na Beira, a Frelimo elegeu como cabeça-de-lista Augusta Maita, actual Secretária Permanente da província de Sofala, cargo que exerce desde Novembro de 2017. Maita deixou para trás Zacarias Magibire e Atanásio Marcos. Augusta Maita já foi Presidente do Conselho de Administração do Fundo do Desenvolvimento Sustentável e ocupou também a vaga de directora nacional adjunta de Estudos Económicos e Financeiros no Ministério da Economia e Finanças.

Na província de Manica, na cidade de Chimoio, a Frelimo vai apostar em João Ferreira, que é empresário, formado em engenharia de construção civil e é actualmente docente na Universidade Católica em Chimoio.

Para Zambézia, na cidade de Quelimane, Carlos Baptista Carneiro foi o escolhido para encabeçar a lista da Frelimo rumo às eleições autárquicas. Carneiro é actualmente administrador de Quelimane e já foi presidente do Conselho Provincial da Juventude e faz actualmente doutoramento em Administração Pública.

Em Tete, a Frelimo escolheu César de Carvalho, um antigo edil da mesma cidade e já esteve em frente dos destinos da cidade de Tete durante dois mandatos.

Na cidade de Nampula, Amisse Coloco volta à corrida eleitoral. Natural da cidade de Nampula, desempenhava à data da sua eleição, a função de director do Secretariado da Assembleia Provincial, depois de ter assumido os cargos de director provincial do trabalho.

Para Lichinga, foi escolhido Luís António Jumo, em Cuamba, Alberto Assumane, Murrupa, Afonso Akimo e em Metangula continua a actual edil, Sara Mustafá.

Em Pemba, a aposta foi Florete Simba Motarua e em Milange, Felisberto Mvua, continua ser o confiado da Frelimo.

Em Gorongosa, aposta do partido no poder é Sabete Elicha e para o município de Vilankulo, o jovem William Tunzine, já no Município de Nhamayabue, foi escolhido o actual edil, Alberto Amade.  

No município de Moatize, o actual edil, Carlos Portimão, continua ser a aposta do partido do batuque e massaroca, que ocupa o pódio desde 2013, após ter ganho as eleições de 20 de Novembro ao candidato do MDM.

Para o município de Xai-Xai, Frelimo aposta no Emídio Xavier, assim como no município de Ulonguè, Armando Júlio e em Monapo, Medinho.

Para o município de Nacala Porto foi escolhido Ruca, município de Dondo, Chaparica, município da Vila de Macia, Ramalho Mussagy, município de Nhamatanda, Antônio Charurmar, Marromeu, Victória Artur.

Para a autarquia da Vila da Manhiça, avança Luís Munguambe, na autarquia da Vila da Namaacha, Manuel Munguambe e na autarquia da Vila de Boane, o actual edil, Jacinto Loureiro.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique