Frelimo lança festividades dos 50 anos do II Congresso

Frelimo lança festividades dos 50 anos do II Congresso

A Frelimo na cidade de Maputo procedeu, hoje, ao lançamento das comemorações dos cinquenta anos do Segundo Congresso. Joaquim Chissano, Presidente Honorário do partido no poder, disse que os objectivos para os quais foi realizado o congresso devem estar patentes em cada um dos moçambicanos.

De 20 a 25 de Julho de 1968, o partido Frelimo realizava o seu Segundo Congresso e o primeiro em solo pátrio. O também chamado congresso da vitória, realizado em Matchedje, na província do Niassa, ditou as linhas de governação do partido, e que foram culminar com a libertação do país. Hoje, a Frelimo esteve reunida para reflectir os cinquenta anos das comemorações do Segundo Congresso.

Numa reunião dirigida por Joaquim Chissano, Presidente Honorário da Frelimo, os camaradas foram transmitidos o sentido da essência do Segundo Congresso. Durante o encontro, Chissano reforçou a necessidade de firmeza dos camaradas, sob risco de estes não saberem definir a sua identidade partidária, caso não conheçam os princípios que guiam o partido.

Para Chissano, é importante que os objectivos definidos no Segundo Congresso continuem a ser respeitados hoje, cinquenta anos depois. Fizeram parte do lançamento das festividades, membros da Frelimo e convidados.

A Frelimo vai realizar uma série de actividades a nível nacional para marcar as festas dos cinquenta anos do Segundo Congresso do partido no poder.

Refira-se que o Segundo Congresso da FRELIMO reelegeu Eduardo Mondlane a presidente do partido, papel que não exerceu por mais tempo, pois a 3 de Fevereiro do ano seguinte veio a perder a vida na vizinha Tanzania, vítima de um ataque bombista.

 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique