Frelimo vence em 44 municípios, Renamo 8 e MDM 1

Frelimo vence em 44 municípios, Renamo 8 e MDM 1

O partido Frente de Libertação de Moçambique – Frelimo - venceu as eleições autárquicas realizadas no último dia 10 de Outubro do ano em curso, em 44 autarquias, nomeadamente, na cidade de Maputo e nas quatro autarquias da província, Cidade da Matola, Vila de Boane, Vila da Manhiça e Vila de Namaacha. Aliás, na zona sul do país, o partido no poder não deu espaço à oposição, venceu em todas autarquias.  

Em Gaza, na Cidade de Xai-Xai, Vila de Macia, Vila da Praia do Bilene, Cidade de Chibuto, Cidade de Chokwe e Vila de Mandlakazi.

Na terra de boa gente, Cidade de Inhambane, Vila de Massinga, Cidade da Maxixe, Vila de Quissico e Vila de Vilankulo.

Na zona centro do país partilhou algumas autarquias, mas em Manica, tal como na zona sul nem uma, e declara-se vencedora na Cidade de Chimoio, Vila de Gondola, Cidade de Manica, Vila de Sussundenga e Vila de Catandica.

Em Sofala, tal como no passado, não conseguiu arrancar a cidade da Beira, mas fechou na Cidade de Dondo, Vila de Gorongosa, Vila de Nhamatanda e Vila de Marromeu.

Na província mais quente do país, também não aceitou compartilhar as autarquias, tendo se mantido na Cidade de Tete, Vila de Ulongue, Vila de Nhamayabwe e Vila de Moatize.

Da Zambézia em diante, o partido no poder sofreu para conquistar o seu espaço, tendo conseguido ficar com a Vila de Alto Mulócuè, Cidade de Gurúè, Vila de Milange, Vila de Maganja da Costa e Cidade de Mocuba.

Em Nampula, diferente do habitual, só conseguiu duas autarquias, a Vila de Monapo e Vila de Ribáuè. No Niassa, a Cidade de Lichinga, Vila de Metangula, Vila de Mandimba e Vila de Marrupa. Já em Cabo Delegado, Cidade de Pemba, Vila da Mocímboa da Praia, Cidade de Montepuez e Vila de Mueda.  

Face à disputa, a Resistência Nacional de Moçambique – Renamo - venceu em oito autarquias, do centro e norte do país, nomeadamente, Zambézia na Cidade de Quelimane e em Nampula onde bateu recorde, com cinco, Cidade de Nampula, Cidade de Angoche, Cidade da Ilha de Moçambique, Nacala - Porto, Vila de Malema.

No Niassa, venceu na Cidade de Cuamba e em Cabo Delegado, a Vila de Chiure.

No fim da batalha, o Movimento Democrático de Moçambique - MDM perde parte dos municípios o qual foi gestor de mantém-se apenas com uma autarquia na Cidade da Beira, em Sofala.   

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique