Fundo Bibliográfico realiza feira de leitura na Manhiça

Fundo Bibliográfico realiza feira de leitura na Manhiça

No próximo dia 30, o Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa vai realizar mais uma feira de leitura. Desta vez, na Escola Secundária da Manhiça, na vila daquele distrito da província de Maputo. O evento inclui actividades com recurso à encenação de contos, projecção de filmes, palestras com alunos do ensino secundário e pintura inspirada nos contos que serão lidos.

Prevista para 300 crianças, a feira de leitura vai iniciar às 9 horas, devendo terminar às 16h. E com o Fundo Bibliográfico, estará a Associação Quiloa, que integra antigos estudantes da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), e que fundou o programa “Quintal de literatura e outras artes”, na cidade da Matola. O objectivo é sempre mesmo, fazer da literatura um modo de vida para os mais novos. Por isso as duas entidades juntaram-se organizaram a feira copara cinco escolas da Manhiça, duas secundárias e três primárias.

Paralelamente à feira de leitura, na Manhiça haverá uma de livros, que estarão à venda com 30 % de desconto, em coordenação com as livrarias.

Para motivar as crianças, o Fundo Bibliográfico decidiu promover alguns concursos, de leitura e de teatro, com premiações.

Próximo mês, a feira será no distrito da Massinga, Inhambane, na sua terceira edição. O evento está marcado para 23 de Abril, data que coincide com o Dia do Livro.

Neste primeiro trimestre do ano, o Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa já realizou três feiras de livro, em parceria com a Textos Editores: em Lichinga (Niassa) e Gurué (Zambézia), de 27 de Fevereiro a 3 deste mês, e Ribaué (Nampula), de 8 a 12. Ainda neste 2019, a instituição governamental já ofereceu cerca de 4500 livros a escolas de Cabo Delgado, Niassa, Zambézia, Tete e Manica. Os livros foram cedidos às escolas por intermédio do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano. O Fundo também ofereceu livros a bibliotecas provinciais e distritais. À Escola Unidade 10, no bairro Chamanculo, na cidade de Maputo, ofereceu 300 livros, o que se enquadra no projecto Biblioteca Modelo, ainda em desenvolvimento naquela escola.

 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique