Celebração de 125 anos da Diocese dos Libombos

A Diocese dos Libombos celebrou 125 anos da sua criação em uma missa de acção de graças, no Pavilhão de Maxaquene, em Maputo.

A cerimónia iniciou com a chegada do Presidente da República, Filipe Nyusi e marcada pela procissão dos bispos. A celebração foi também marcada por momentos de alegria, a igreja Anglicana quis mostrar os seus esforços na educação de menores; uma criança fez a primeira leitura em Xitsua.

Ao longo da cerimónia foi encerrado o 22º Sínodo Diocesano que vinha decorrendo desde o passado dia 24 de Outubro.

Dom Carlos Matsinhe, líder da diocese dos Libombos recordou alguns dos feitos da igreja, dentre os quais, a expansão da Igreja Anglicana através da criação da terceira diocese, a Diocese de Nampula.

Dentre vários convidados nacionais e internacionais, o destaque vai para o antigo Presidente da República, Armando Guebuza e o Bispo de Pretória a quem coube fazer a homilia.


Filipe Nyusi saúda a Igreja Anglicana pelo apoio à independência

O Presidente da República, Filipe Nyusi acompanhado pela primeira-dama Isaura Nyusi honrou a celebração dos 125 anos da criação da Diocese dos Libombos. E recordou o seu apoio ao nacionalismo que conduziu à independência nacional e mais tarde para a pacificação do país.

O Chefe do Estado saudou a Igreja Anglicana pelos esforços no combate à uma das doenças que mais matam em Moçambique; o apoio à educação e ao reforço na rede sanitária. E no fim pediu a todos moçambicanos para respeitarem a vontade popular manifestada através de voto nas eleições autárquicas de 10 de Outubro passado.

O Ministro da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, Joaquim Veríssimo, reconheceu a importância da Igreja Anglicana no apoio ao desenvolvimento do país. E outras igrejas e dioceses irmãs da de Libombos saudaram a passagem dos 125 anos.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique