Gilberto Mendes diz que Comiche tem idade para ser guardião moral

Gilberto Mendes diz que Comiche tem idade para ser guardião moral

Em entrevista a STV, o membro da Frelimo, Gilberto Mendes, cujo nome ficou propalado como provável pré-candidato a cabeça-de-lista, disse que vai apoiar a candidatura de Eneas Comiche porque assim os estatutos do partido estabelecem. Entretanto, Mendes é claro em dizer que “uma pessoa de 80 anos devia ser apenas o guardião moral”. Acompanhemos trechos da entrevista com Gilberto Mendes.

O que lhe faria deixar a Frelimo?

Se não me tivessem dado uma boa explicação sobre aquilo que aconteceu. E se eu perceber que me adormeceram, fizeram-me adormecer para passar um determinado momento. Isso magoar-me-ia mais do que aquilo que me magoou no passado e provocaria uma reacção provavelmente mais áspera.

Como interpreta o facto de dois dos pré-candidatos da Frelimo serem da velha guarda. Acha que a Frelimo confia na juventude para a autarquia de Maputo?

Como cidadão moçambicano, acho que houve uma manifestação de desconfiança. Tem 80 anos. Quando tens uma pessoa de 80 anos em casa, já não é a pessoa de 80 anos que dirige a família. Ele é o guardião moral da família. Quem trabalha é o filho, o neto. Porque aos 80 anos tem que estar a gozar de todo o esforço que fez. É verdade que, na minha perspectiva, doutor Comiche é maior do que a autarquia de Maputo. Depois daquilo que ele fez, ter sido governador do Banco de Moçambique, ter sido ministro das Finanças, ter sido deputado da Assembleia da República com vários cargos, agora é presidente da segunda comissão mais importante da Assembleia da República. Eu olho para o doutor Comiche como uma pessoa que continua com pujança para contribuir. Olho para ele como futuro presidente da Assembleia da República. Num futuro mais longínquo, provavelmente, chefe de Estado, candidato a secretário-geral das Nações Unidas, do FMI. Aliás, eu não sei se estas instituições ainda se admitem pessoas com tão elevada idade. Mas se as capacidades estão lá, a energia existe, nada obsta. Descer para uma coisa onde já fez um bom trabalho, não me pareceu que ele devesse se dar a esse problema.

Vai apoiar Eneas Comiche?

A directiva do partido, os estatutos do partido dizem que todos aqueles que são membros do partido devem apoiar os candidatos do partido.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique