Girassol participa no FestLuso com Mar me quer

Girassol participa no FestLuso com Mar me quer

Na versão do grupo teatral Girassol, Mar me quer foi estreado a nível nacional ano passado, no Festival Internacional Teatro de Inverno (FITI). Encenada e adaptada do texto original de Mia Couto, por Joaquim Matavel, o espectáculo também foi apresentado em Angola em dois eventos: no Circuito Internacional de Teatro de Luanda (CIT) e no Festival Internacional de Cazenga (Festeca), nos dois casos, em 2018. Agora, chegou a vez de os brasileiros poderem viajar pela misteriosa história de amor que envolve Luarmina (Albertina Guilaze), Zeca Perpétuo (Horácio Mazuze) e Celestiano (Rafael Vilanculos).

Esta não será a primeira participação do Girassol naquele evento internacional, que, igualmente, junta grupos teatrais de Angola, Cabo Verde, Portugal e Brasil. Ano passado, os actores moçambicanos levaram aos palcos brasileiros o espectáculo teatral Nkatikuloni, escrita e encenada por Joaquim Matavel. Segundo o Director do Girassol, o convite para o grupo voltar ao FestLuso, na verdade, surge do facto de os organizadores e o público brasileiros em geral terem gostado da proposta apresentada.

Além do espectáculo Mar me quer, representado pelo seu director e encenador, Joaquim Matavel, o grupo Girassol fará parte da primeira edição da "Roda de negócios – cena Piauí" para artes. Na roda em causa, juntam-se artistas, programadores, curadores, gestores e produtores de relevantes iniciativas cénicas no universo de língua portuguesa. Além do encenador moçambicano, estarão na "Roda de negócios – cena Piauí" o angolano José Mena Abrantes (Director do Festival Internacional de Teatro e Artes de Luanda, pai da artista plástica moçambicana Ulica), Pedro Santos (coordenador e curador do Festival Yesu Luso, Brasil), João Mello Alvim (Director-Geral do Tanto Mar, Portugal).  

No FestLuso, evento a realizar-se entre 25 e 31 deste mês, o espectáculo Mar me quer será apresentado na cidade Teresina, no estado de Piauí.

 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique