Governo britânico disponível apoiar Moçambique no combate aos insurgentes de Cabo Delegado

Governo britânico disponível apoiar Moçambique no combate aos insurgentes de Cabo Delegado

Após uma visita oficial de três dias ao Reino da Noruega e de regresso ao país, o Presidente da República, Filipe Nyusi, escalou o Reino Unido, onde manteve encontros com representantes do Governo britânico.

Trata-se do enviado especial da primeira-ministra, Theresa May, para Comércio, com Moçambique e República Democrática do Congo, o deputado Timothy Paul Loughton e o Ministro de Estado   para Assuntos da Commonwealth no Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico, Lord Ahmad Wimbledon. 

O governante britânico, destacou e elogiou o papel do Presidente da República, para o alcance da paz efectiva e duradoura e na criação de um ambiente de negócios favorável ao investimento, bem como pelos  esforços para o combate aos malfeitores no norte da Província de Cabo Delgado, tendo mostrado a disponibilidade do governo britânico, em apoiar Moçambique para a sua eliminação.

Nestes encontros, foram igualmente analisados os aspectos de cooperação entre Moçambique e Reino Unido, onde destacaram a necessidade do seu incremento através de uma maior presença de empresas britânicas no país, particularmente no sector de agricultura, energia, mineração e turismo.

Abordaram ainda a necessidade de aprofundar acções de cooperação no domínio da educação, com realce na formação de professores, ensino técnico profissional de qualidade e maior intercâmbio entre as instituições de Ensino Superior.

Para além da Cooperação entre os governos foi também  discutida a necessidade de uma maior cooperação empresarial através de investimentos privados no domínio da agricultura, turismo e energia.

Na sequência dos encontros, foi acordado que junto das entidades competentes dos dois países fossem delineados programas concretos para a materialização da vontade expressa. O Chefe do Estado, endereçou convite as duas personalidades britânicas para visitarem Moçambique em 2019, tendo estes aceite.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique