Governo lança esta quinta-feira concurso público para electrificar 260 mil famílias

Governo lança esta quinta-feira concurso público para electrificar 260 mil famílias

O Governo vai lançar, esta quinta-feira, um concurso público que visa a aquisição de material eléctrico e serviços para a ligação de 260 mil famílias em várias províncias do país. A iniciativa enquadra-se no programa “Energia para Todos, orçado em seis biliões de dólares. A informação sobre o concurso público foi avançada pelo ministro dos Recursos Minerais e Energia, Max Tonela, que falava na abertura do Quinto Conselho Coordenador da instituição que decorre, no distrito de Chibuto, na província de Gaza.

Consta da informação revelada pelo ministro Tonela que distritos das províncias de Maputo, Manica, Nampula e Niassa serão abrangidos pelo mais recente projecto de electrificação.

 “Para acelerar os esforços de electrificação em áreas rurais apostamos em investimentos em fontes novas e renováveis, baseadas em redes isoladas alimentadas por sistemas solares fotovoltaicos e no aproveitamento de outros recursos energéticos localmente disponíveis, que jogam um papel importante na redução das assimetrias de acesso entre os meios rural e o urbano”, disse Tonela.

Neste momento, 32% da população moçambicana tem acesso a energia eléctrica no país. Entretanto, no ano passado, foi o lançado o programa “Energia para Todos”, que pretende garantir o acesso de todos moçambicanos à energia, num prazo de 10 anos.

Dados MIREME mostram que, usando fontes alternativas de energia, foram electrificados 86 povoados e construídas as centrais hídricas de pequena dimensão em Rotanda, Mouha, Sembezia e Chiurairue, na província de Manica, e estão em construção Majawa e Berue, na província da Zambézia e Luaice em Niassa.

As novas ligações de consumidores permitiram que 2.8 milhões de moçambicanos passassem a ter acesso à energia eléctrica pela primeira vez, o que representa um incremento da taxa de acesso de 25%, em 2014, para 32% até ao primeiro semestre deste ano.

Olhando para os últimos cinco anos, Tonela avançou que houve ainda a materialização de vários projectos de expansão e reforço de infraestruturas de transporte e distribuição de energia eléctrica em todo o país, com destaque para os projectos das linhas Ressano Garcia-Macie, Lindela-Massinga, Chibata-Dondo, Cuamba-Marrupa e das subestações de Chibata, Dondo, Infulene, Matola, Nampula, bem como da nova subestação de Namialo, inaugurada pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, na passada segunda-feira.
 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique