Governo prepara incentivos fiscais na importação de material de construção para habitação

Governo prepara incentivos fiscais na importação de material de construção para habitação

O governo está a preparar um pacote de incentivos fiscais na importação de material de construção de habitações para jovens e funcionários públicos. A informação foi anunciada durante a inauguração de um projecto de habitação.

São 64 de um total 160 apartamentos do projecto Zintava I, no distrito de Marracuane, província de Maputo, que foram inauguradas esta terça-feira pelo ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos. O projecto está orçado em cerca de 280 milhões de meticais e os apartamentos deverão ser pagos durante um período de 20 anos. As prestações mensais variam de 17 mil meticais para apartamento Tipo 2 e 19 mil meticais para Tipo 3.

Para ocupar os 160 apartamentos, concorreram três mil candidatos, o que mostra a grande procura por uma habitação condigna no país. Para fazer face à situação, João Machatine revelou que está a preparar um pacote de incentivos fiscais para o sector privado.

Já o governador da província de Maputo, Raimundo Diomba, reconheceu que o grande desafio é o crescimento populacional.

No presente quinquénio, o executivo tinha fixado como meta a construção de 35 mil habitações, objectivo que não será alcançado, segundo o ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos.


 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique