Governo quer apoiar a reconstruir casas devastadas por ciclones

Governo quer apoiar a reconstruir casas devastadas por ciclones

O governo necessita de 750 milhões de dólares norte-americanos, para apoiar a reconstruir casas destruídas pelos ciclones Idai e Kenneth. Por enquanto, o executivo diz ter perto de 100 milhões.

Estima-se que os dois ciclones que afectaram com maior incidência as zonas centro e norte do país, tenham destruído mais de 200 mil casas. É a pensar na forma como ajudar na reconstrução dessas infraestruturas de habitação, que o governo e parceiros estiveram reunidos hoje, em Maputo, com objectivo de encontrar mecanismos de apoio na reconstrução.

“Estamos a falar de um programa que também vai construir as infraestruturas mínimas e básicas, que é o acesso a água e o saneamento, e nalgumas casas vamos estender a energia eléctrica” informou Francisco Perreira, director executivo do Gabinete de Reconstrução Pós Ciclone Idai.

O orçamento ideal para a reconstrução das casas, seria de pelo menos, de 750 milhões de dólares norte-americanos. Entretanto, até aqui, o governo tem apenas 15% desse valor. “Temos cerca de 100 milhões ou menos ainda”, revelou Perreira.

De todas as formas, por parte do executivo ainda existe fé que haverá dinheiro. Enquanto não houver, vai se trabalhando com o que existe.

“Temos a certeza que teremos apoio de mais doadores e vamos melhorar a vida das pessoas” expressou confiante, o director executivo do Gabinete de Reconstrução Pós-Ciclone Idai.

Entre os principais parceiros que estiveram presentes na reunião de análise para a reconstrução de casas destruídas pelos ciclones Idai e Kenneth, constam as Nações Unidas, o Banco Mundial, a União Europeia e o Banco Africano de Desenvolvimento.

 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique