Governos mundiais avançam com medidas para conter a pandemia presente em pelo menos 188 países

Governos mundiais avançam com medidas para conter a pandemia presente em pelo menos 188 países

Já são pelo menos 188 países do mundo com registo de casos confirmados do COVID-19, o novo coronavírus que já matou mais de 13 mil pessoas e infectou pelo menos 305 mil a nível global. Dos infectados, pelo menos 95 mil pessoas estão recuperadas, o que equivale 31.3%. Pelo menos 84 desses países registaram vítimas mortais.

Itália, o país com maior número de vítimas mortais do mundo, registou no sábado 793 mortos, elevando o número total para 4 825.

Este país europeu já conta com mais de 53 mil infectados. Numa medida desesperadora para conter o vírus, o governo italiano reiterou o encerramento de todas as empresas até 3 de Abril, excepto supermercados, farmácias, transportes e serviços bancários.

Uma equipa de 52 médicos cubanos foi enviada para a Lombardia, cidade italiana para ajudar a conter a pandemia.

Espanha, que é segundo país europeu mais contaminado, tem mais de 25 mil infectados e mais de 1300 mortos. O governo espanhol vai transformar o centro de conferência de Madrid num grande hospital para pacientes do COVID-19.

Alemanha, com pelo menos 84 mortos e 22 mil infectados, pondera impor o recolher obrigatório a 83 milhões de habitantes.

Portugal, com 1 280 casos e 12 mortos, coloca este domingo em prática medidas de restrição de estado de emergência.

Os Estados Unidos, com 317 mortos e mais de 24 mil infectados, começaram a encerrar lojas e bares em pelo menos cinco Estados. O presidente norte-americano, Donald Trump, acusa China de ter levado muito tempo para tornar público o surto do coronavírus.

Já a China registou 46 casos, dos quais apenas um resultou duma transmissão local, e o resto são importados.

Sendo assim, o governo de Pequim decidiu intensificar o controlo e rastreio nos aeroportos internacionais.

Brasil, com mais de 1 100 e 18 mortos, tem pedido ajuda a vários países para conter a pandemia. Arábia Saudita anunciou 31 biliões de dólares para conter o vírus, numa altura em que os voos domésticos e internacionais estão suspensos por 14 dias.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique