Guerrilheiro da Renamo e antigo elemento das FDS envolvidos em assaltos na Beira

Guerrilheiro da Renamo e antigo elemento das FDS envolvidos em assaltos na Beira

Seis indivíduos, sendo um pertencente a junta militar da Renamo e outro antigo elemento das Forças de Defesa e Segurança, foram detidos em Sofala na posse de quatro pistolas e são indiciados de assaltos à mão armada.

A suposta quadrilha de assaltantes à mão armada foi neutralizada nesta quarta-feira, pela polícia, na cidade da Beira, na posse de quatro pistolas.

Das quatro armas apreendidas, duas estavam na posse de dois dos integrantes do grupo, por sinal tio e sobrinho. O tio é antigo membro da Renamo e agora apoiante da Junta militar da Renamo, liderada pelo Major General Mariano Nhongo, segundo suas palavras, e o sobrinho é antigo elemento das Forças de Defesa e Segurança.

“Eu sou o coordenador do Movimento Nacional anti-Ossufo Momade. Esta arma recebi-a da Junta Militar, há cerca de duas semanas para a minha protecção. Não vou alongar nesta explicação. Acho que esta claro o que eu disse. É para a minha segurança pessoal. Aliás eu já possuía uma pistola mais pequena desde que era membro da comissão política da Renamo. Com esta que recebi da junta, passei a possuir duas pistolas. Reconheço a ilegalidade desta situação”.  

Ele explicou que o sobrinho, levou a arma alegadamente para limpa-la mas este afinal foi protagonizar um assalto com a mesma, na companhia de um grupo de amigos. O sobrinho reconhece o crime. "Foi a primeira tentativa que não deu certo e fui detido. Nunca estive envolvido num outro crime como a polícia tenta dar a entender”.

Um outro integrante do grupo confessou que já esteve envolvido em pelo menos dois assaltos.

"Para mim foram duas tentativas e um deles foi positivo. Assaltamos um estabelecimento comercial onde roubamos vários bens, Na altura usamos três das quatro armas de fogo que foram apreendidas pela polícia. O outro assalto foi próximo da padaria da Munhava. Roubamos dinheiro e vários bens de um indivíduo estrangeiro".

 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique