Há atrasos no fornecimento de combustíveis ao país

Há atrasos no fornecimento de combustíveis ao país

A empresa que fornece combustíveis a Moçambique – Fienergy - está a ter dificuldades que já resultaram em alguns atrasos no abastecimento do produto. O Governo diz estar a monitorar a situação para que não se registe ruptura no abastecimento de combustíveis, tal como nos anos passados.

Promovido pela Importadora Moçambicana de Petróleos (Imopetro), o último concurso público para o fornecimento de combustíveis a Moçambique, que incluem petróleo de iluminação, gás de cozinha, gasóleo e gasolina, foi ganho pela Fienergy, tendo conseguido um contrato de seis meses que prevalece desde Junho deste ano. Entretanto, a empresa tem estado a registar atrasos no fornecimento dos combustíveis.

“A entidade que está a fornecer os combustíveis foi contratada na base de um concurso público internacional que, para além de exigir especificações no combustível, prevê que escolha o detém o preço mais baixo entre os concorrentes. Portanto, há constrangimentos no processo das entregas que está a ser gerido pela Comissão Interministerial e estamos a fazer notificações sobre os aspectos ligados ao não cumprimento integral do contrato de fornecimento de combustíveis para que o cenário se reverta”, explicou o ministro dos Recursos Minerais e Energia, Max Tonela, acrescentando, em seguida, que não haverá ruptura de stock no abastecimento de combustíveis ao país, estando já previsto que são compras pontuais em caso de falha do fornecedor.

Falando para o jornal “O País”, o Director-Geral da Imopetro, João Macandza, avançou que o próximo fornecimento de combustíveis está previsto para os próximos dias, e, nesta altura, vai-se monitorar o cumprimento dos prazos contratuais por parte do fornecedor.

Caso a empresa Fienergy continue a falhar deverá ver o contrato rescindido e ainda pode compensar a Imopetro pelos danos. Aliás Macandza diz já haver compensações ainda não calculadas que esta fornecedora deve a Imopetro, uma entidade detida por todas empresas distribuidoras de combustíveis em Moçambique.


 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique