Haja coração…

Haja coração…

Ferroviário da Beira e Costa do Sol protagonizam, esta sexta-feira, às 18h00, o jogo de destaque da sexta jornada da fase regular da Liga Moçambicana de Basquetebol Mozal, edição 2017-2018. Ainda amanhã, às 18h00, a A Politécnica mede forças com o Ferroviário de Maputo.

Haja coração, caros patrícios, para tão importantes quanto emocionantes - previsão, claro- jogos na sexta jornada da Liga Moçambicana de Basquetebol Mozal. Definem, dois deles, o alinhamento das meias-finais. Define, outro, a manutenção da Liga.

 Às 18h00, o campeão em título trava argumentos com o Costa do Sol, conjunto que se tem apresentado muito bem na fase regular. Depois de ter perdido na estreia com o seu homónimo de Maputo, o Ferroviário da Beira arrepiou caminho e “atropelou” todos os adversários que teve pela frente aplicando “chapa 100”.

Fortes nas posições quatro e cinco, onde se destacam Elton Ubisse, Jeffrey Fahmbulle e Custódio Muchate, os “locomotivas” foram dominadores nas tabelas nos quatro jogos em que venceram.

Há, igualmente, o jogo exterior que é uma das armas com Ivan Machava e Ismael Noormamad a destacarem-se. O Ferroviário da Beira tem estado muito bem nos contra-ataques, sendo de realçar a capacidade de Custódio Muchate em fazer passes longos isolando os seus colegas. Defensivamente, os “locomotivas” são agressivos montando zonas que confundem os seus adversários. Do lado do Costa do Sol, Miguel Guambe apresenta uma estrutura equilibrada, sobretudo, depois de ter “recebido” Milton Caifaz, extremo alto, Francisco Braga e Jonas Faduco, lesionado. Francisco Braga está a atravessar um bom momento de forma, destacando-se nos tiros abertos. Na posição um, Nilton Seifane tem evoluído bastante tendo sido destaque na vitoria contra o Ferroviário de Maputo com fortes penetrações. Com uma forte meia distancia, Daniel Maveure é outros dos destaques de uma equipa que aponta para o título na Liga Nacional de Basquetebol Mozal. Nas posições quatro e cinco, Guambe conta com o combativo Egídio Zandamela, jogador com peso e altura, e o voluntarioso Carlos Chirindza.

A POLITÉNICA NO TRILHO DO FERROVIÁRIO DE MAPUTO

Às 20h00, temos a reedição da final da Taça Maputo 2018. Ferroviário de Maputo, vice-campeão nacional, mede forças com a A Politécnica. Os “locomotivas” da capital levam vantagem no confronto directo com a A Politécnica, mas estão avisados que se vacilarem podem pagar caro.

Tal, aliás, como aconteceu na Taça Maputo quando perderam na final com o seu adversário de hoje. Os “universitarios” privilegiam defesa homem a homem muito forte e transições em contra-ataques. Klaus Bunguele, forte no um para um e tiros curtos, é uma das joias da coroa. Há mais: Yuran Biosse, atleta com capacidade para fazer todas as posições, Edilson Tivane, base com forte tendência para jogar um para um e que imprime velocidade, e Lote Tonela e Asmilton Ribeiro, jovens com boa capacidade de salto. Os geméos Parruque, Mirlon e Nilton, são outras opções do “coach” José “Matilo” Macuácua.

No Ferroviário de Maputo, há um forte jogo exterior bem interpretado pelo competente espanhol Alvaro Maso, Ermelindo ”Mindo” Novela, Manuel “Mango” Uamusse e Francisco “Chiquinho” Macarringue, este último que vem de uma lesão que o condicionou nos “play-offs” da final. Na tabela, o musculado Edson Monjane e o regressado Octávio “Maguila” Magoliço garantem muita luta.

Na luta pela manutenção na Liga Moçambicana de Basquetebol Mozal, o Desportivo de Maputo joga com o Ferroviário de Nacala, partida marcada para às 16h00. É um jogo a ser seguido com muita atenção, até porque define quem fica entre as cinco melhores equipas nacionais. No primeiro jogo do dia, esta em jogo apenas a primeira vitória na competição quando Maxaquene e Vaz Team cruzarem caminho. Os “tricolores”, sabe-se, ficaram condicionados com as lesões de Yuri Chambal, que teve uma luxação e regressou à Maputo, e Sika Koko. Ronaldo Geneto, base principal, somente se juntou aos colegas dias depois da Liga Moçambicana de Basquetebol Mozal ter arrancado.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique