HCB lança concurso para viabilizar venda de acções

HCB lança concurso para viabilizar venda de acções

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) está a contratar, através de concurso público, uma entidade de intermediação financeira para prestar serviços relacionados com a organização, registo, obtenção de autorização, publicitação, lançamento e execução da Oferta Pública de Venda (OPV) dos 7.5% de acções disponibilizadas ao mercado.

A realização da OPV, segundo a instituição, “enquadra-se no espírito da Lei 15/2011 de 10 de Agosto (Lei das Parcerias Público-Privadas, Projectos de Grande dimensão e Concessões Empresariais de Moçambique – PP, PGD e CE), que materializa o princípio de promoção, enquadramento económico dos moçambicanos e o crescimento económico inclusivo”.

Lembre-se que o anúncio de venda dos 7.5% de acções da HCB, através da Bolsa de Valores de Moçambique, foi feito pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, em Novembro último, em Tete.

Na ocasião, o Chefe de Estado disse que o objectivo era incluir cada vez mais os moçambicanos nos benefícios da reversão da HCB ao país, em que o Estado ficou com 92.5% das acções e os restantes 7.5% com a Rede Eléctrica Nacional de Portugal.

Após a conclusão do processo de venda, o Estado deverá ficar com 85% de acções.

O dinheiro resultante da venda de 7,5% de acções será aplicado na renovação do equipamento do empreendimento e na expansão da base de negócios da empresa, disse na altura, o administrador financeiro da HCB, Manuel Gameiro.

Gameiro revelou que parte do equipamento da HCB está em utilização há mais de 40 anos, “sendo a prioridade imediata a modernização do aparelho electro-produtor”, para garantir a produção ininterrupta de energia eléctrica.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique