HCM em prontidão para quadra festiva

HCM em prontidão para quadra festiva

Para atender a demanda da quadra festiva, o Hospital Central de Maputo vai reforçar as equipas de saúde para fazer o acompanhamento durante este período tendo definido escalas de apoio para os serviços clínicos directamente ligados ao paciente e os que, de uma forma indirecta contribuem para o atendimento.
 
Ficou definido que um grupo de profissionais estará escalado de 21 a 26 de Dezembro e o outro de 28 de Dezembro a 2 de Janeiro e cobrirão as "Urgência de Adultos (vulgo Banco de socorros), Urgência de Pediatria, Radiologia, Laboratório de Urgência, Unidade de Cuidados Intensivos, Traumatologia, Esterilização, Lavandaria, Medicina Legal, Banco de Sangue, Serviço de Alimentação Nutrição e Dietética, Manutenção Hospitalar e Secção de Transporte".
 
Segundo Farida Urci, Directora Clínica do HCM diz que esta preparação, visa garantir um atendimento de qualidade e humanizado a todos os pacientes internados ou os que procuram pelos serviços de urgência durante a quadra festiva, de modo a confortar o paciente e a sua família.
 
“O Hospital deve a todo o momento garantir um atendimento humanizado ao paciente mas tratando-se da quadra festiva e uma vez que todas as atenções ao nível social estarão viradas para os hospitais, polícia, bombeiros que são os principais actores nesta altura devido ao tipo de situações que acontecem, temos que aprimorar de modo a garantir uma melhor qualidade de atendimento dai que temos que ter as escalas de apoio e estarmos melhor preparados ”_ acrescentou a Directora Clínica.
 
A Directora Clínica apelou aos profissionais de saúde para o uso racional dos medicamentos. O HCM apela ainda, a contenção, tanto no que diz respeito ao consumo de álcool que tem sido a principal fonte dos acidentes de viação, como também o abuso de açúcar, gordura e sal para o caso de pessoas que sofrem de doenças crónicas como diabetes e tensão alta.
 
Durante este período será privilegiada o tratamento de emergências e urgências derivadas de fracturas, traumatismos, mulheres grávidas e crianças.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique