Huwana Rubi expõe Dicotomias figurativas na AEMO

Huwana Rubi expõe Dicotomias figurativas na AEMO

A partir de hoje, a artista plástica Huwana Rubi expõe a sua nova individual. Intitulada Dicotomias figurativas, a mostra será inaugurada logo à tarde, a partir das 17h30 horas, na sede da Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO), na cidade de Maputo.
 
A artista resolveu levar a sua nova mostra por ver nessa acção um desafio, o qual consiste em tecer pontes entre duas artes, designadamente, a pintura e a literatura. “Acredito que estas duas áreas têm tudo haver, uma vez que uma área pode auxiliar na outra”, afirmou a artista que, neste percurso, optou por investir em técnica mista nas telas.
 
As 13 telas que fazem Dicotomias figurativas precisaram de aproximadamente cinco anos para estarem prontas. Portanto, a primeira pintura data do ano 2015, sendo que boa parte das obras foram produzidas de há um ano a esta parte.
 
Com esta exposição hoje inaugurada, Huwana Rubi espera que os visitantes encontrem o silêncio das suas almas, a vida, sonhos e esperança.
 
Para Armando Artur, que escreveu um texto sobre a exposição, “a narrativa da vida e do tempo é igualmente explicada nestes traços, nestes sombreados, nesta luz que até transborda para fora das próprias telas, porque, na verdade, a época em que vivemos é também caracterizada por um intrincamento de desgraças e tristezas. A Huwana tenta, por isso, não perder o fôlego e muito menos o foco daquilo que é o seu sonho anichado nestas linhas e formas, que acabam revelando as suas próprias crenças, principalmente aquelas sobre o poder da cor e da luz na procura da felicidade”. O poeta e antigo Ministro da Cultura acrescenta: “O acasalamento das cores e da luz nos quadros da Huwana simboliza o amor supremo que ela oferece a si própria e ao mundo. Todas as suas obras, incluindo as que corporizam esta exposição, são uma espécie de alegoria de si própria numa terra que lhe é simultaneamente hostil e bem-aventurada”.
 
A exposição individual Dicotomias figurativas estará patente na sede da AEMO até 13 de Setembro.
 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique