Idai e Keneth entre principais abordagens na Cimeira sobre Clima em Nova Iorque

Idai e Keneth entre principais abordagens na Cimeira sobre Clima em Nova Iorque

Os ciclones Idai e Kenneth que fustigaram o país vão constar entre as principais abordagens na cimeira sobre o clima, a ter lugar em Nova Iorque, este mês. A representante da ONU para redução de riscos e desastres está no país, para se inteirar sobre os impactos.

Conforme dados oficiais, no total, o Idai e Keneth afectaram mais de dois milhões de moçambicanos. Entre centenas de mortos e milhares de famílias desalojadas, seis meses depois das intempéries, as marcas dos dois ciclones continuam vivas, o que faz com que este seja um dos principais assuntos a serem discutidos na cimeira sobre o clima, nos Estados Unidos da América.

“Nesta conferência sobre o clima, o assunto dos ciclones estará na mesa”, informou Augusta Maita, Directora-geral do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), acrescentando que a grande expectativa é que “Moçambique colha experiências sobre a busca de financiamento para a reconstrução pós-ciclones”.

Maita que falava ao lado da Representante das Nações Unidas (ONU) para a Redução de Riscos e Desastres, disse ser “importante a visita de individualidades como a da representante da ONU, para que conheçam a realidade, e divulguem ao nosso favor” num contexto em que o país se debate com a busca de financiamento para reconstrução das infra-estruturas devastadas pelos dois desastres.

Para colher detalhes sobre como o país está a responder a reconstrução pós-ciclones e, apresentar na cimeira, a representante da ONU que está de visita ao país, disse que a organização está disponível a prestar contínuo apoio ao país.

“Os nossos Escritórios das Nações Unidas para a Redução de Riscos e Desastres acompanharam com detalhes, os trágicos ciclones que assolaram Moçambique. Por isso, estamos aqui, para nos inteirarmos mais e puder apoiar”, disse Mami Misutori.

A ter lugar no fim de Setembro corrente, a cimeira sobre o clima, em Nova Iorque, terá como principal agenda, traçar um plano mundial para o combate às alterações climáticas.


 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique