INAE admite ainda não ter conseguido controlar especulação de preços na Beira

INAE admite ainda não ter conseguido controlar especulação de preços na Beira

A Inspecção das Actividades Económicas reconhece que ainda não conseguiu controlar a situação da especulação de preços na cidade da Beira após os estragos causados pelo ciclone Idai.

Depois de ter ficado praticamente isolada do resto do país devido a passagem do ciclone IDAI a de 14 de Março, a cidade da Beira viu os preços dos produtos de primeira necessidade duplicarem.

Quando começaram a circular as informações de especulação de preços, a INAE enviou uma brigada para fazer a fiscalização. Falando, esta terça-feira, em conferência de Imprensa, o porta-voz da INAE reconheceu que a situação ainda não está controlada, até porque nem toda a subida de preços significa especulação.

A INAE também fez o balanço das actividades desenvolvidas nos primeiros três meses deste ano, onde 132 agentes económicos foram multados em mais de 11 milhões de meticais.

De forma geral, a INAE diz que os agentes têm vindo a acatar as mensagens e tendem a seguir a lei no desenvolvimento das suas actividades e isso é provado pela redução de agentes multados, suspensos e volume de produtos fora de prazo.
 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique