Inaugurada linha de energia Cuamba-Marrupa e Subestação de Marrupa no Niassa

Inaugurada linha de energia Cuamba-Marrupa e Subestação de Marrupa no Niassa

O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou, esta sexta-feira, a linha de energia Cuamba-Marrupa Subestação de Marrupa, no Niassa.

O empreendimento, construído no âmbito do programa "Energia para Todos", até 2030, vai alimentar os distritos de Marrupa, Mahua, Mecula, no Niassa, e, no futuro, os distritos de Balama e Namuno, em Cabo Delgado.

É a terceira presença do Chefe de Estado no Niassa, entre Dezembro passado e Fevereiro corrente.      

No comício que orientou em Marrupa, Filipe Nyusi disse que o programa " Energia para Todos" o Governo vai, este ano, levar energia a milhares de famílias.

O Presidente da República deixou transparecer que tem percepção de que a população anseia cada vez mais por corrente eléctrica, mas pediu paciência, garantido que o Executivo está a trabalhar, sobretudo para dar energia "fiável".

A linha ora inaugurada custou mais de 54 milhões de dólares norte-americanos prevenientes do Governo e parceiros.

O secretário de Estado no Niassa disse que a linha eléctrica vai assegurar que mais pessoas tenham acesso à energia e com qualidade. Neste momento, está em curso a electrificação de postos administrativos ainda às escuras. A taxa de acesso é de 24.73% na província, tendo a electrificação de escolas, por exemplo, contribuído para cada vez mais acesso ao ensino.


 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique