O País Online - A verdade como notícia

Sábado
19 de Agosto
Tamanho do texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Início

Mulheres chamadas a inovar e mudar de hábitos em tempos de crise

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Joana Matsombe e Ana Rita Sithole destacam importância da preservação dos valores na família

A Universidade Pedagógica (UP) acolheu, esta quarta-feira, uma palestra sobre o papel da mulher em tempos de crise económica. As oradoras, a economista Joana Matsombe e a deputada Ana Rita Sithole, falaram da importância da preservação dos valores na família, apelando à mulher a assumir o seu papel dentro de casa e na sociedade.

Perante uma platéia composta maioritariamente por mulheres, Joana Matsombe explicou que o tempo da crise é oportuno para se inovar e encontrar melhores formas de gerir o dinheiro e o lar.

Já Ana Rita Sithole usou uma abordagem social, em defesa da preservação dos valores, pois a crise económica, segundo as painelistas, gera outras crises, entre as quais a de valores.

Na ocasião, sete mulheres que tiveram sete filhos ou mais, foram convidadas a partilhar sua experiência como mulheres e gestoras do lar. As “mamãs” também apelaram às mais novas a seguirem seus exemplos.

A palestra acolhida pela UP insere-se nas celebrações do Dia da Mulher Moçambicana que se assinala esta sexta-feira. O vice-reitor da UP, Boaventura Aleixo, explicou que a instituição abriu espaço para o evento, com objectivo de criar debates que visam resgatar os valores sociais que regem uma sociedade.

“Falou-se de valores que estão perdidos. Temos pessoas que são guardiãs desses valores na comunidade e poderão ajudar-nos a resgatar tudo isso”, disse.


 

 

 

 

"Moçambique tem tudo para ser uma potência de África e do mundo.

Tem riqueza que chega para todos. Falta é de inteligências."

 

Adelino Timóteo