O País Online - A verdade como notícia

Domingo
23 de Abril
Tamanho do texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Início Cultura Cultura Quatro vozes numa língua cantam “Somos todos Moçambique”

Quatro vozes numa língua cantam “Somos todos Moçambique”

Celebração dos 15 anos da Stv

De modo a inaugurar em grande a série de eventos que irão marcar a celebração dos 15 anos de existência da Stv, o Grupo SOICO vai juntar nomes sonantes da música moçambicana e africana. Ao todo, serão quatro, nomeadamente, Stewart Sukuma, Valdemiro José, Grace Évora e Micas Cabral. Caberá a estas quatro vozes a responsabilidade de animar a festa e fazer vibrar o auditório que se fará presente no Coconuts Live, na cidade de Maputo, no próximo dia 24, a partir das 22 horas.

Porque o espectáculo musical não será apenas isso, rotineiro, um espectáculo igual a tantos outros, o alinhamento do dia em que se irá assinalar o início de tantos outros eventos marcados para este ano prevê que os músicos, além de actuarem individualmente e fazerem o que melhor sabem fazer, cantar, actuem em conjunto, garantido uma interacção e cooperação em palco. Esta é uma forma que o canal televisivo encontra para dizer que também tem e vai continuar a ter um compromisso com a cultura moçambicana, não apenas informando, mas formando também. Exemplo disso é a inclusão de um dos convidados de cartaz para o espectáculo inaugural: Valdemiro José, quem se projectou a partir do Fama Show, um programa de caça talentos que alimentou o mercado da música no país com vários talentos.

E a selecção dos músicos não foi nada ingénua. Ao contrário, tem uma explicação. E Bang esclarece: “Essa foi mesmo a ideia do PCA da SOICO, Daniel David. Na reunião que tivemos, ele sempre manifestou o interesse de a festa incluir artistas que fizeram parte dos 15 anos do canal televisivo. Artistas que nasceram na Stv, em vários programas de entretenimento, e também artistas que foram sendo parceiros do canal. O Valdemiro e o Stewart são os músicos que sempre fizeram parte desta casa. Quanto aos que vêem de fora, julgamos que eram os mais indicados para fazerem essa colaboração com os músicos nacionais, porque é isso o que o concerto vai ser, de muita colaboração. Micas Cabral canta com Stewart, quer dizer, vai ser um concerto de mistura de vozes”, disse Bang.

O Administrador da SOICO, Jeremias Langa, lembra, também, que ao longo destes 15 anos de existência, a Stv formou e potenciou muitos artistas, sobretudo na área musical. “Então resolvemos fazer uma comemoração com vários músicos consagrados, nacionais e estrangeiros, incluindo os que saíram da televisão. Com isso, queremos mostrar o produto da televisão. Assim, pensamos desencadear esta festa de celebração dos 15 anos do canal de uma forma típica desta televisão. E as pessoas conhecem a nossa imagem de marca na organização de eventos. A televisão é dos moçambicanos, por trazer vários assuntos deste país. Por isso, iremos escalar as províncias onde o canal chega”. 

Devido à importância dos momentos que a celebração encerra, o espectáculo musical será gravado, de modo a ser exibido na Stv mais tarde.


 

"Moçambique tem tudo para ser uma potência de África e do mundo.

Tem riqueza que chega para todos. Falta é de inteligências."

 

Adelino Timóteo


publicidade

Edição Impressa e O Tempo

 Edição  O Tempo

 Edição Impressa -21-04-2017

Impressa

 

Maputo

 

Inhambane

 Beira
 

Nampula

 
 

Edição Impressa 393