O País Online - A verdade como notícia

Sexta-feira
22 de Setembro
Tamanho do texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Início Cultura Cultura Moçambique e Alemanha discutem diplomacia cultural

Moçambique e Alemanha discutem diplomacia cultural

Hoje realiza-se a primeira noite de conversas

Moçambique e Alemanha são países que têm uma relação saudável e a cultura é uma das componentes que também os une, são disso exemplo, os ricos eventos que acontecem no Instituto Cultural Moçambique-Alemanha (ICMA), na cidade de Maputo. Este espaço cultural vai receber um ciclo de conversas sobre diplomacia cultural denominado “AAMA/ICMA no relacionamento Moçambique-Alemanha”.

A primeira noite será hoje em que terá como tema “Diplomacia Cultural - Dilemas da Política Cultural - Estudo de Caso: SOMAS – Sociedade Moçambicana de Autores”.

Como é possível reconhecer um elemento cultural? Tudo é cultura? Ou a cultura identifica-se com a arte, ou seja, com trabalhos e práticas de actividade intelectual e artística? Estas serão algumas questões a serem respondidas num painel que conta com orador e moderador residente Nelson Maquile; Ofélia da Silva - Oficial de programas da UNESCO; Sansão Zwane - Estudante finalista do ISARC, do curso de Gestão e Estudos Culturais e moderador das Noites de Poesia no ICMA; Roland Hohberg - Produtor e Promotor Cultural e Albino Forquilha – Presidente da Associação de Amizade Moçambique-Alemanha (AAMA).

A Diplomacia Cultural vista na escala de 21 dilemas estratégicos de Matarasso e Landry, possibilita uma reflexão sobre a sua actividade, objectivos, origem, agentes, destinatários e conteúdos. As conversas em torno destes dilemas pretendem ser um guia no esforço de compreender as actividades culturais diplomáticas de uma embaixada, de uma associação ou de qualquer outro grupo cultural que seja representativo dum país.


 

"Moçambique tem tudo para ser uma potência de África e do mundo.

Tem riqueza que chega para todos. Falta é de inteligências."

 

Adelino Timóteo


publicidade

Edição Impressa e O Tempo

 Edição  O Tempo

 Edição Impressa -22-09-2017

Impressa

 

Maputo

 

Inhambane

 Beira
 

Nampula

 
 

Edição Impressa414