O País Online - A verdade como notícia

Segunda-feira
29 de Maio
Tamanho do texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Início Cultura Cultura Dança contemporânea encerra hoje festividades no CCFM

Dança contemporânea encerra hoje festividades no CCFM

Semana da mulher

Uma semana voltada à mulher. Desde segunda-feira (6) o Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM) acolhe diferentes eventos alusivos ao Dia Internacional da Mulher, efeméride celebrada no passado dia 8.

Exposições de fotografias, palestras e exibições de filmes são alguns eventos que tiveram lugar (e muita audiência) em diferentes espaços do CCFM. Hoje, o dia é dedicado à dança contemporânea, e assim encerram as festividades da quarta edição da Semana da Mulher que tem como lema “A mulher no espaço público”.

Esta noite de dança traz duas criações da companhia da Ilha da Reunião Soul City, fruto de um trabalho conjunto que decorreu ao longo de uma semana (6 a 10 de Março), entre o coreógrafo Didier Boutiana e da bailarina Annabelle Laik (ambos da Ilha Reunião) com oito bailarinas moçambicanas seleccionadas em audição.

Este espectáculo será em dose dupla: Enquanto “K#1” explora o conceito de exclusão, “Héva” é um símbolo de resistência feminina à escravidão e rende homenagem a uma figura histórica da Ilha da Reunião.

A colaboração entre os dois países traz para “K#1” a interpretação de Leia Mabasso e para a segunda peça, “Héva”, juntam-se Marisa Bimbo, Mariana Tembe, Francisca Mirine, Gigliola Zacara, Janeth Mulapha, Nilza Matiquete e Mai-Juli Nhapulo.

Soul City é o mais antigo grupo de breakdance da Ilha da Reunião. Conhecido pelos seus espectáculos, battles de hip hop e pelo seu trabalho de formação, o grupo tornou-se uma companhia de dança profissional em 2008. A companhia Soul City realça a identidade reunionense tendo o hip-hop como base de expressão.


 

 

"Moçambique tem tudo para ser uma potência de África e do mundo.

Tem riqueza que chega para todos. Falta é de inteligências."

 

Adelino Timóteo


publicidade

Edição Impressa e O Tempo

 Edição  O Tempo

 Edição Impressa -29-05-2017

Impressa

 

Maputo

 

Inhambane

 Beira
 

Nampula

 
 

Edição Impressa 398